• Caroline Martins

Economia Circular como oportunidade de negócios




A economia circular é uma tendência de sustentabilidade para os negócios. O conceito de economia circular tem sido cada vez mais adotado por companhias que desejam ter processos, produtos e serviços mais sustentáveis.


A efetivação dessa ideia como prática de negócio representa um mar de oportunidades para

micro e pequenas empresas em vários segmentos do mercado.


O modelo econômico tradicional, baseado na equação “extrair, transformar, descartar”, característica de sistemas produtivos lineares, tem apresentado sinais de desgaste nos últimos anos. A escassez de recursos naturais e os altos custos com a destinação correta

de resíduos estão levando o mercado a repensar a maneira de produzir.


Neste cenário, ganha força o conceito de economia circular, que propõe uma

reflexão radical sobre a eliminação de externalidades negativas, como as emissões de gases de efeito estufa e a redução da dependência de recursos finitos, como

matéria-prima e fontes de energia não renovável.


O objetivo da economia circular consiste em eliminar ou minimizar a geração de resíduos e prolongar a vida útil dos produtos. E o avanço desse conceito vem acompanhado de oportunidades de novos e promissores negócios para micro e pequenas empresas.


Uma vez que o mercado procura formas de implementar processos produtivos circulares em sua cadeia, os pequenos negócios podem oferecer produtos e serviços para atender a essa demanda, com soluções especializadas no beneficiamento ou reaproveitamento de resíduos que, em vez de descartados, passam a ser usados como biomassa para produção de energia limpa, por exemplo.


Casos de sucesso motivados pela Economia Circular


Nossa Casa Planejada


A startup Nossa Casa Planejada desenvolveu uma tecnologia de recuperação de materiais a partir de resíduos de construção e mineração para produzir blocos modulares utilizados na construção de edifícios a baixo custo. Com isso, não há a necessidade de uso de cimento e, por causa da estrutura modular, os edifícios podem ser reformados e reconstruídos sob demanda.


Recicladora Urbana


Já a Recicladora Urbana oferece a empresas uma certificação para produtos de telecomunicações e TI no final de seu ciclo de vida, em conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Além disso, a companhia revende as partes resultantes

da desmontagem dos equipamentos e os recoloca no mercado.


Lepri Finas Cerâmicas Rústicas


Vidros de lâmpadas fluorescentes, de telas de televisão e de monitores de computadores

são utilizados como matéria-prima pela Lepri Finas Cerâmicas Rústicas.


Atualmente, 99% dos produtos da marca são compostos de até 25% desses materiais. A cerâmica misturada com vidros reciclados queima mais rápido, o que economiza cerca de 15% de energia, e seca com mais facilidade. A cerâmica ainda usa cinzas e resíduos da própria fábrica e de olarias na composição de seus produtos.


A importância da Análise do Ciclo de Vida (ACV) na Economia Circular


Empresas que desejam implementar – ou fazer a transição para – um processo circular

precisam entender primeiro qual o impacto de seu produto.


Em quais partes da cadeia há oportunidades de melhoria e ganhos em eficiência, por exemplo. Uma boa ferramenta para auxiliá-los nesse trabalho é a Avaliação de Ciclo de Vida (ACV) do berço ao túmulo, ou seja, além de aspectos ambientais, é necessário analisar de que maneira aquele produto impacta a criação de empregos, a competitividade, a redução no uso de recursos e a prevenção de desperdícios.


Agora que você já sabe que adotar a Economia Circular é também vantajoso para os negócios, é hora de implantá-la! Quer saber como realizar a Avaliação de Ciclo de Vida (ACV) e identificar as oportunidades de economia circular na sua cadeia produtiva?


Clique AQUI e converse com um de nossos consultores ambientais!




0 visualização

E-mail          contato@trilhoambiental.org

 

Telefones     +55  (31)  3221-6040 

                             

                             (31)  3245-8941

  • Linkedin da Trilho Ambiental
  • YouTube da Trilho Ambiental

Rua José Pedro Drumond, n 204

 

Bairro Floresta, Belo Horizonte/MG 

CEP 30150-140

Mapa do Site:
Mapa do Brasil
Todos os direitos reservados à Trilho Ambiental Ltda.