Como fazer parte do Pacto Global da ONU?



Para tornar o compromisso público e transparente, os participantes devem comunicar periodicamente dados do seu progresso e engajamento aos princípios do Pacto Global.

O Pacto Global da ONU é uma iniciativa que ajuda as empresas a se comprometer, avaliar, definir, implementar, medir e comunicar sua estratégia de sustentabilidade, independentemente de tamanho, complexidade ou localização.


Já falamos sobre os 10 princípios do Pacto Global e os benefícios de se tornar signatário, aqui:

" Benefícios de se tornar signatário do Pacto Global da ONU "


Mas você sabe o que deve fazer para aderir ao Pacto Global? Aqui vão alguns passos para se tornar signatário e melhorar o desempenho e a imagem da sua empresa.


Qual compromisso você assume ao entrar no Pacto Global?


Quando você se junta ao Pacto Global da ONU, você está tomando um passo importante e público para transformar nosso mundo através de negócios com princípios. A participação faz uma declaração sobre seus valores e beneficia a sociedade e o sucesso a longo prazo da sua empresa.


Como aderir ao Pacto Global?


Uma organização que queira assinar e se engajar no Pacto Global deverá seguir os 03 passos detalhados a seguir.


É importante observar que todo o processo de adesão é feito por meio da página disponibilizada no idioma inglês: https://www.unglobalcompact.org/participation/join/application


Sua organização deverá selecionar o tipo da adesão aplicável, para organizações de negócios/empresas – com fins lucrativos, ou para entidades do setor privado ou outras organizações – sem fins lucrativos.


# Passo 01:


Preencher uma carta de solicitação em português ou inglês (modelo disponibilizado pela Rede do Pacto Global). Recomenda-se que tanto a carta quanto o Comunicado de Progresso (COP) e o Comunicado de Engajamento (COE) estejam no idioma dos stakeholders da organização.


Nesta cata deverá constar o compromisso com: o Pacto Global e seus 10 Princípios, os objetivos mais amplos das Nações Unidas e, para empresas, o envio anual do COP e, para organizações sem atividades empresariais, o COE a cada dois anos.


# Passo 02:


Repassar a carta preenchida para assinatura do principal executivo da organização, contendo uma página e em papel timbrado da empresa. Após assinatura, a carta deverá ser digitalizada para que sua versão final esteja disponibilizada em formato PDF.


Esta carta poderá ser visualizada por meio da website do Pacto Global, para tornar pública a adesão e o compromisso da organização junto ao Pacto Global das Nações Unidas. Esta carta digitalizada deverá ser anexada ao formulário on-line de adesão, no momento de seu preenchimento (3º Passo).


# Passo 03:


Preencher o formulário online de adesão aplicável a sua organização e anexar ao seu término a carta de adesão digitalizada. Há um campo específico para que esta carta seja anexada ao formulário.


Para organizações de negócios - empresas com fins lucrativos:


https://www.unglobalcompact.org/participation/join/application/step1/business


Para entidades do setor privado ou outras organizações atividades empresariais:


https://www.unglobalcompact.org/participation/join/application/step1/non_business


Se tornar signatário do Pacto Global das Nações Unidas significa buscar constantemente atividades focadas em promover o desenvolvimento sustentável com preservação, bem-estar social e equilíbrio financeiro.


Quer adotar essa e outras práticas de sustentabilidade com o auxílio de uma consultoria ambiental especializada? Clique AQUI e conheça nossas soluções!

5 visualizações

E-mail          contato@trilhoambiental.org

 

Telefones     +55  (31)  3221-6040 

                             

                             (31)  3245-8941

  • Linkedin da Trilho Ambiental
  • YouTube da Trilho Ambiental

Trilho Ambiental Ltda.

CNPJ 24.813.614/000.1-50

Rua José Pedro Drumond, n 204

 

Bairro Floresta, Belo Horizonte/MG 

CEP 30150-140

Mapa do Site:
Mapa do Brasil
Todos os direitos reservados à Trilho Ambiental Ltda.