top of page

Como empresas de médio e pequeno porte podem gerenciar suas emissões de GEE?

Atualizado: 13 de mar. de 2019


O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas define Mudanças Climáticas como uma variação estatística significativa, sendo as suas variabilidades persistentes por décadas ou mais. Nesta definição, a causa pode ser de processos naturais internos, forças externas ou ainda pelas ações humanas.

Entre as principais atividades antrópicas que influenciam as Mudanças Climáticas, estão a queima de combustíveis fósseis, atividades industriais e transportes, alteração do uso do solo e o desmatamento.

Os empreendedores que querem contribuir para a melhoria desse cenário de maneira a minimizar os efeitos negativos das mudanças no clima, podem adotar medidas para a Gestão dos Gases de Efeito Estufa gerados nas suas atividades.

Elaboração do Inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE)

A ação inicial para a Gestão dos Gases é a elaboração do Inventário de GEE. A realização do inventário de GEE possibilita um melhor entendimento organizacional, gerando um novo conhecimento ao se analisar os processos envolvidos sob outra ótica.

Com esse conhecimento, pode-se enfatizar os processos com mais emissões de GEE e começar a analisar possíveis mudanças. Este entendimento possibilita à empresa, através do monitoramento da produção, identificar oportunidades de redução das emissões e, consequentemente, desperdício de insumos, implementação de novas tecnologias e mudanças no processo produtivo.

Interação do Inventário de GEE com o SGA

O Inventário de Gases de Efeito Estufa interage também com o Sistema de Gestão Ambiental (SGA) da organização, através da:


Interação do Inventário de GEE com o Sistema de Gestão Ambiental (SGA)

Metodologia para Gestão das Emissões de GEE

A metodologia PDCA (do inglês Plan-Do-Check-Act), é utilizada mundialmente para a resolução de problemas. Esse método pode ser resumido da seguinte maneira:

  • Plan (Planejar): estabelecer os objetivos do trabalho, seus processos e os recursos necessários para entregar resultados de acordo com os requisitos estabelecidos;

  • Do (Fazer): implementar o que foi planejado;

  • Check (Checar): monitorar e medir processos, produtos e serviços;

  • Act (Agir): executar ações para melhorar o desempenho, conforme necessário.

Para o caso da Gestão das Emissões de GEE nas pequenas e médias empresas, a aplicação das 04 etapas dessa metodologia consiste em: