Um dos conceitos que vem evoluindo cada vez mais é a Internet das Coisas (internet of things, ioT), este conceito consiste na conexão de objetos à internet, isto é, máquinas/objetos capazes de comunicar entre si e com o usuário, através de sensores inteligentes e softwares que transmitem dados para uma rede. O resultado disso é um planeta mais inteligente e responsivo.
Com o auxílio da ioT, que se desenvolve continuamente, a preservação ambiental pode ser beneficiada com o surgimento de novas ideias e recursos, para deixar o cuidado com o meio ambiente mais eficiente.
Abaixo apresentam-se algumas maneiras de como a Internet das Coisas pode ajudar o meio ambiente:
1) Detectando Mudanças
Há uma grande variedade de sensores que estão cada vez mais sofisticados, uma destas variedades destacam-se os que são capazes de medir a qualidade do ar e transmitir os dados para os usuários através de aplicativos, quando a qualidade do ar apresentar níveis perigosos. Desta forma, é uma tecnologia útil, não somente para os usuários, mas também para que a consciência da sociedade aumente a respeito dos efeitos das emissões atmosféricas, além de ser um bom indicador.
2) Casas inteligentes
Visando a minimização do desperdício existem programas já disponíveis, os quais permitem que o usuário, mesmo fora de casa, controle as luzes e temperatura (aquecedores, ar condicionado), sendo assim uma opção de economia e eficiência.
3) Agricultura inteligente
Através de sensores mais inteligentes, os agricultores podem reduzir a quantidade de água utilizada para a irrigação de culturas, bem como monitorar seus processos agrícolas que dependem do clima, umidade, luz solar e outros fatores externos, desta forma estes sensores auxiliam na redução do desperdício.
Comentários