Boas práticas ambientais na indústria de papel e celulose

As indústrias de papel e celulose representam uma parte significativa do PIB nacional. Os tipos de papel são muitos como por exemplo, jornal, cartão, kraft, vegetal, sulfite, almaço, e sem dúvida sua invenção facilitou bastante a vida humana.
A principal matéria-prima utilizada na fabricação do papel é a celulose, polímero encontrado nas plantas.
Atualmente, a maior parte das empresas produtoras de celulose, tem cultivado hectares com monoculturas de eucalipto ou pinus. Um aspecto negativo desse cultivo, é o desmatamento de florestas nativas para possibilitar o plantio. Também há como consequência o empobrecimento do solo e a poluição das águas devido ao uso de agrotóxicos e fertilizantes químicos.
Como essa atividade pode causar impactos, é fundamental que as indústrias do setor adotem boas práticas ambientais. Desta forma, listamos abaixo, algumas práticas que podem adotadas visando a sustentabilidade da atividade.
Área: Pátio de Madeira
Práticas:
a) Realizar o descascamento das toras de madeira ainda no campo
b) Manter em dia manutenção dos picadores
c) Utilizar os finos de madeira como combustível na caldeira
Vantagens:
a) Reduz os custos com o transporte e combustível, além de deixar material orgânico sobre o terreno para atuar como capa protetora contra a erosão
b) Evita a geração de cavacos com dimensões fora do padrão para cozimento
c) Agrega valor energético aos resíduos
Área: Cozimento dos Cavacos
Prática:
a) Aplicar o princípio da substituição, trocando reagentes e aditivos por alternativas menos tóxicas e de maior rendimento
Vantagem: