Aumento da geração de energia solar e eólica




A Agência Internacional de Energia (IEA), na sigla em inglês, previu em seu último relatório, que a capacidade de geração de energia solar e eólica irá dobrar nos próximos cinco anos globalmente e superar a de gás e carvão mineral.


A agência intergovernamental estima que ocorrerá um aumento de 1.123 gigawatts (GW) na energia eólica e solar, o que significaria que essas fontes de energia ultrapassariam a capacidade instalada de gás em 2023 e a de carvão em 2024.


O crescimento contínuo do setor prevê ainda que as fontes renováveis, incluindo hidrelétricas e bioenergia, substituirão o carvão como a maior fonte de energia do mundo em 2025, diz o relatório da IEA.


O documento surpreendeu positivamente pesquisadores climáticos, já que, segundo site Carbon Brief, no ano anterior a IEA havia indicado que essa mudança em cinco anos era pouco provável e possível somente nas previsões mais otimistas.


Os autores do documento atribuem a mudança a dois principais fatores: a pandemia causada pelo novo coronavírus e o contínuo investimento no setor.


A pandemia causada pelo novo coronavírus, além de alterar os padrões de consumo de energia – a demanda global caiu 5% em 2020 -, acelerou o fechamento das usinas de carvão mais antigas. De acordo com o IEA, enquanto os combustíveis fósseis enfrentaram dificuldades por causa da Covid-19, o mercado de energias renováveis provou ser “mais resiliente do que se pensava”. A estimativa é que a energia solar, hídrica, eólica e por biomassa aumente 7% neste ano.


É perceptível o contínuo investimento que se têm feito na área e que, mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia, não deixou de contribuir para a queda nos custos e para o crescimento do setor.


O documento provavelmente foi concluído antes das eleições americanas. Com a vitória do democrata Joe Biden, o setor ganha a promessa de um novo impulso. Durante a campanha e após sua vitória, Biden afirmou que recolocará os Estados Unidos no Acordo de Paris menos de 24 horas após tomar posse da presidência e apresentou um plano de investir pelo menos US$ 2 trilhões em ações para descarbonizar a geração de energia do país até 2035.


Quer saber mais sobre Gestão Ambiental e Sustentabilidade? Clique AQUI para falar com a nossa Consultoria Ambiental.





3 visualizações0 comentário

E-mail          contato@trilhoambiental.org

 

Telefones     +55  (31)  3221-6040 

                             

                             (31)  3245-8941

  • Linkedin da Trilho Ambiental
  • YouTube da Trilho Ambiental

Trilho Ambiental Ltda.

CNPJ 24.813.614/000.1-50

Rua José Pedro Drumond, n 204

 

Bairro Floresta, Belo Horizonte/MG 

CEP 30150-140

Mapa do Site:
Mapa do Brasil
Todos os direitos reservados à Trilho Ambiental Ltda.