top of page

Aspectos Ambientais relacionados a embalagens





Todos os produtos, bens e serviços causam impacto ao meio ambiente ao serem produzidos e utilizados, em qualquer uma de sua etapa de vida, quais sejam: aquisição de matéria-prima, fabricação, distribuição, uso e disposição final.


Esses impactos podem ser mais ou menos significativos: eles podem ser de curta ou longa duração, e podem ser locais, regionais e/ou globais. A integração dos aspectos ambientais no projeto e no desenvolvimento de produtos e embalagens busca prevenir os impactos antes que eles aconteçam e minimizá-los quando não for possível evitá-los.


Quando falamos em embalagens, temos que conciliar estes conceitos ambientais com a função primordial da embalagem: acondicionar e proteger produtos, proporcionando a adequada distribuição, conservação e consumo destes - o que também se traduz em benefícios para o meio ambiente.


Paralelamente, cada vez mais empresas estão se conscientizando de que existem benefícios substanciais na integração dos aspectos ambientais no projeto e desenvolvimento de seus produtos e embalagens. Alguns destes benefícios podem incluir redução de custos, estímulo à inovação, oportunidades de novos negócios e melhoria da qualidade.



Objetivos ambientais relacionados às embalagens


a) Otimização dos recursos naturais, reciclagem e recuperação energética


Deve-se buscar a otimização da utilização dos recursos naturais, ou seja, a redução do consumo de matéria-prima, água e energia, sem prejudicar o desempenho da embalagem. Busca-se ainda priorizar e adotar soluções de projeto que tornem a embalagem adequada para reutilização, desmontagem, reciclagem ou recuperação energética.


b) Prevenção da poluição, da geração de resíduos e outros impactos


Processos de produção mais limpa, redução da geração de poluição na fonte produtora bem como de geração de refugos, evitando-se inclusive o uso de substâncias perigosas ou tóxicas.


Aspectos Ambientais relacionados às embalagens


Todos os produtos interagem com o meio ambiente no consumo de recursos da natureza e em emissões de refugos ou poluentes, que por sua vez resultam em impactos ambientais no ar, água, e/ou solo.


Temos por exemplo no caso dos alimentos o desgaste da terra no seu plantio e cultivo, incluindo o consumo de água e fertilizantes, o combustível e energia das máquinas colhedeiras, o processo de industrialização, entre outros.


No caso das embalagens temos a fabricação das matérias-primas e insumos, o impacto gerado pelo seu transporte, a energia dos equipamentos de conversão da embalagem, a geração de refugos, entre outros aspectos.


Os impactos ambientais de uma embalagem são em grande parte determinados pelas entradas e saídas de materiais e energia geradas em todos os estágios do seu ciclo de vida.


Os impactos ambientais abrangem também a forma de uso da embalagem (e do produto) e de seu descarte.


Ganhos da integração dos aspectos ambientais no projeto de desenvolvimento de embalagens


• Otimização do uso de matérias-primas, energia e água;

• Processos fabris mais eficientes;

• Redução da geração de resíduos industriais;

• Estímulo à inovação e criatividade;

• Incremento do conhecimento sobre a embalagem;

• Otimização da embalagem e sua funcionalidade;

• Melhoria do desempenho da embalagem para se evitar perdas antes do uso do produto;

• Identificação de novas embalagens ou estruturas de embalagens e combinações (por exemplo, a partir de materiais reciclados);

• Melhoria da imagem da empresa e da marca;

• Redução de riscos;

• Melhoria da comunicação;

• Substituição de componentes ou substâncias que contenham materiais poluidores e tóxicos.


Quer saber como adotar critérios de gestão ambiental e sustentabilidade no seu negócio? Clique AQUI e converse com a nossa consultoria ambiental.


583 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page