A importância do licenciamento ambiental para a conservação do meio ambiente

Recentemente, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) realizou uma consulta com 583 empresários e representantes do setor industrial, chegando à conclusão de que para 95,4% dos executivos o licenciamento ambiental é um importante instrumento para a conservação do meio ambiente.


Outros subtemas abordados foram a arrecadação estadual e a gestão ambiental empresarial. 65,5% dos participantes não veem o licenciamento ambiental como apenas mais uma forma de arrecadação estatal. Além disso, para 84% dos entrevistados, o licenciamento contribui para a melhoria da gestão ambiental de suas empresas.


De acordo com a diretora de Relações Institucionais da CNI, Mônica Messenberg, a pesquisa demonstrou que apesar de serem necessárias algumas mudanças, o setor empresarial considera o licenciamento um instrumento fundamental para a conservação dos recursos naturais.


Contudo, 55,2% dos participantes alegam que o atual modelo de obtenção das licenças ambientais não alcança a finalidade de garantia da conservação. Ademais, o excesso de burocracia e a demora na análise dos órgãos envolvidos são, na visão deles, alguns dos desafios enfrentados.


Dentre os empresários e representantes industriais, 87% declaram precisar do processo de licenciamento para a execução suas atividades. Desses, 63,7% já finalizaram o processo, sendo que 73,3% nos últimos cinco anos.


A nossa consultoria ambiental pode auxiliar a sua empresa na obtenção da licença, entre em contato conosco e saiba mais!


49 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo