O consumo incontrolável da sociedade vem trazendo muitas consequências negativas para o meio ambiente, para a economia e para quem compra. Cada novo produto comprado representa um gasto adicional de recursos naturais (como água, petróleo, energia, entre outros) e recursos humanos, o que pode levar a um desequilíbrio ambiental.
Por esta razão, o consumo consciente, também chamado de consumo sustentável, é de extrema importância para a mudança dos hábitos de consumo, bem como avaliar a necessidade do que consumimos bem como os impactos dessa compra. Assim, podemos dizer que o consumo consciente é a busca por produtos e/ou serviços ecologicamente corretos, a reciclagem e reutilização dos materiais, além da utilização dos bens até o fim de sua vida útil.
Os princípios do consumo consciente
O consumo consciente é um modo de vida onde a responsabilidade com o meio ambiente é valorizada como forma de preservar e manter um ambiente saudável e um desenvolvimento sustentável.
Pensando nisso, o Instituto Akatu, que trabalha pela conscientização e mobilização da sociedade para o tema, disponibilizou 12 princípios do consumo consciente, que são apresentados a seguir:
01: Planeje suas compras;
02: Avalie os impactos de seu consumo;
03: Consuma apenas o necessário;
04: Reutilize produtos e embalagens;
05: Separe seu lixo;
06: Use crédito consciente;
07: Conheça e valorize as práticas de responsabilidade socia das empresas;
08: Não compre produtos piratas ou contrabandeados;
09: Contribua para a melhoria de produtos e serviços;
10: Divulgue o consumo consciente;
11: Cobre dos políticos;
12: Reflita sobre seus valores.
Com essas pequenas atitudes, podemos levar um estilo de vida mais simples, menos consumista e que, consequentemente, gera menos impactos negativos ao meio ambiente.
Quer saber um pouco mais sobre o consumo consciente e como você pode inseri-lo no seu dia a dia? Nós da Trilho Ambiental podemos te ajudar!
Clique AQUI e fale com um dos nossos consultores ambientais
Comments