Que o plantio de árvores nas cidades proporciona uma grande melhoria na qualidade de vida da população, isso não é segredo para ninguém. O que muita gente não sabe é que além da função paisagística, a arborização proporciona à população das cidades muitos benefícios, entre eles:
- A proteção contra ventos e sombreamento;
- A absorção da poluição atmosférica;
- A redução da poluição sonora nos ambientes;
- A diminuição da temperatura e dos impactos causados pelas chuvas, entre outros.
Essa arborização urbana depende de alguns fatores, como o clima, o tipo de solo, do espaço livre para esse plantio nas áreas dos municípios, além do porte de cada árvore a ser plantada.
Assim, é de responsabilidade dos órgãos públicos de cada município o planejamento da arborização urbana, levando em consideração vários aspectos, desde do início do seu planejamento, passando pelo seu plantio e posterior manutenção.
Para a realização desse plantio, a gestão pública precisa contar com profissionais capacitados, bem como possuir ferramentas adequadas para definir quais espécies devem ser plantadas e qual o melhor local para esse plantio.
Abaixo, são apresentadas algumas condições importantes para que as árvores plantadas nos centros urbanos não causem problemas a população e os equipamentos urbanos:
- As árvores não devem produzir frutos grandes, para que não atinjam a população;
- As suas raízes devem ser profundas, evitando prejudicar calçadas e estruturas de casas e prédios;
- Ter resistência a pragas e doenças;
- Não podem ser árvores que provoquem reações alérgicas;
- A copa das árvores deve ser de tamanho adequado ao ambiente.
Quer saber um pouco mais sobre a Arborização Urbana? Nós da Trilho Ambiental podemos te ajudar! CLIQUE AQUI para conversar com um dos nossos consultores.
コメント