Os investimentos socialmente responsáveis estão em alta no mercado. Investidores de todo o mundo têm buscado e priorizado empresas sustentáveis e rentáveis para serem alvo de aplicações financeiras.
A verdade é que empreendimentos sustentáveis estão mais preparados para lidar com riscos ambientais, econômicos, e sociais, gerando valor para o acionista a longo prazo.
Desta forma, o mercado financeiro também tem desenvolvido ações para apoiar investidores na tomada de decisão, considerando o pilar da sustentabilidade: social, econômico e ambiental.
Uma dessas ações é o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE). O ISE foi criado pela Bolsa de Valores Oficial do Brasil (B3), em 2005, juntamente com algumas instituições ligadas ao setor e o Ministério do Meio Ambiente.
Esse Índice tem por objetivo comparar e analisar o desempenho dos empreendimentos listados na Bolsa de Valores com relação a sustentabilidade corporativa, considerando as dimensões econômica, ambiental, de justiça social e governança corporativa.
Também amplia o entendimento sobre empresas e grupos comprometidos com a sustentabilidade, diferenciando-os em termos de qualidade, nível de compromisso com o desenvolvimento sustentável, equidade, transparência e prestação de contas, natureza do produto, além do desempenho empresarial nas dimensões econômico-financeira, social, ambiental e mudança do clima.
Avaliação na Dimensão Ambiental
As organizações que desejam compor o Índice de Sustentabilidade Empresarial são avaliadas ao preencherem um questionário e enviarem documentos comprobatórios, que declarem seu engajamento no movimento de responsabilidade socioambiental empresarial.
Um exemplo são Certificações Ambientais, Relatórios Anuais de Sustentabilidade e os Inventários de Gases de Efeito Estufa.
Na dimensão ambiental, são avaliadas organizações do setor produtivo com e sem impacto direto (utilização, consumo ou alteração) em recursos ambientais (renováveis e não renováveis) e as organizações do setor de comércio e serviços.
Essa avaliação objetiva identificar em que medida uma empresa tem uma gestão ambiental estruturada, consistente, coerente com suas características operacionais e alinhada com as melhores práticas corporativas.
Os critérios analisados são Gestão, Desempenho e Cumprimento Legal. Desta forma, estar com a "casa arrumada" no que diz respeito a um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) bem estruturado, Licenças Ambientais regulamentadas e prezar pelo cumprimento da legislação ambiental, tornam-se fatores chave para atingir objetivos.
Uma vez selecionadas para comporem a carteira de ações do ISE, as respostas das companhias ao questionário são disponibilizadas no site oficial do Índice de Sustentabilidade Empresarial, tornando todo o processo transparente.
Objetivos estratégicos do ISE 2016-2020
O ISE tem como missão estimular as empresas a adotarem melhores práticas de sustentabilidade corporativa e apoiar os investidores na sua escolha por priorizar os investimentos socialmente responsáveis. Buscando manter-se alinhada com os temas e desafios globais da sustentabilidade, a iniciativa tem os seguintes objetivos estratégicos para 2016-2020:
1. Aumentar a relevância do ISE para os investidores
- Evidenciar as relações entre sustentabilidade empresarial e desempenho econômico-financeiro;
- Identificar e motivar o uso do ISE por formadores de tendência do mercado financeiro;
- Ampliar a utilidade para os agentes do mercado (investidores diretos, gestores de investimento, serviços de informação, agências de rating, analistas e operadores)
2. Fortalecer o papel do ISE para uma cultura de sustentabilidade nas empresas
- Ressaltar o ISE como fonte de maior competividade na atração de capitais
- Facilitar e incentivar o uso do ISE como instrumento de diagnóstico e de transparência
3. Ampliar o reconhecimento do ISE pela sociedade
- Dar visibilidade à contribuição do ISE aos mais diversos públicos por meio de ações de comunicação e engajamento
Quer saber como obter certificações de peso como o Selo BH Sustentável e estruturar um Sistema de Gestão Ambiental (SGA)? Clique AQUI e fale com um de nossos consultores!