Você já parou para pensar a sua empresa através de outros pontos de vista, como Energia, Água, Resíduos e Gases de Efeito Estufa? Ou sobre a pegada ecológica da sua atuação e os mecanismos adotados para um uso sustentável?
Ou seja, sobre a quantidade de recurso natural que você utiliza para que seu negócio funcione, a sua taxa de geração de efluentes e resíduos e o seu desempenho ambiental perante à gestão desses fatores.
Se a resposta for incerta, significa que os indicadores de desempenho ambiental ainda não estão bem definidos.
Indicadores de desempenho ambiental
Na administração existe a máxima de que “não se gerencia o que não se mede”. Tratando-se de gestão ambiental, temos os indicadores de desempenho ambiental, que são capazes de mensurar os impactos das atividades de uma empresa, como a geração de resíduos sólidos (em toneladas) e as emissões de gases de efeito estufa por unidade produzida (em tCO2/produto), além de índices de economia de água e luz, por exemplo.
Segundo a Norma ISO 14031, que regulamenta a avaliação de desempenho ambiental nas empresas, a relação de possíveis indicadores é extensa e abrange organizações de todos os portes e níveis de complexidade.
O que se deve ter em mente é a definição clara das metas e indicadores, de acordo com o objetivo que se deseja alcançar.
Divulgação dos indicadores de desempenho ambiental para stakeholders
Muitos investidores têm adotado o critério da sustentabilidade como variável para o direcionamento do seu capital. Desta forma, a divulgação dos indicadores de desempenho ambiental pode ser tida como a emissão de um sinal de mercado.
Tendo ciência da vantagem competitiva que a alta performance ambiental pode proporcionar, as empresas têm reunido esforços também na obtenção de certificações ambientais, como o Selo BH Sustentável e a ISO 14001.
Certificações ambientais: ISO 14001 e Selo BH Sustentável
A certificação ISO 14001 atesta que a empresa em questão implantou o SGA (Sistema de Gestão Ambiental), aperfeiçoando seu processo produtivo, controlando e monitorando seus aspectos e impactos ambientais, através de metas e indicadores.
Foto: os empreendimentos certificados com o Selo BH Sustentável podem receber os Selos Ouro, Prata ou Bronze, de acordo com a dimensão das reduções nas diversas áreas temáticas.
O Selo BH Sustentável é a certificação em sustentabilidade ambiental de empreendimentos de Belo Horizonte. É destinada aos empreendimentos que adotarem medidas que contribuam para a redução do consumo de água, de energia, das emissões atmosféricas e da geração de resíduos sólidos, além de alternativas de reciclagem e reaproveitamento dos resíduos gerados.
Empresas com indicadores de desempenho ambiental mais favoráveis e certificações de peso, assumem a posição de liderança no quesito gestão ambiental e podem aumentar consideravelmente sua performance, demonstrando os resultados aos seus stakeholders.
Quer saber como obter certificações de peso como o Selo BH Sustentável e a ISO 14001? Clique AQUI e fale com um de nossos consultores!