Licenciamento Ambiental Simplificado (LAS) começa a ser implantado na capital


A Prefeitura de Belo Horizonte implantou, nesta quinta-feira (13/09), o Licenciamento Ambiental Simplificado - LAS.

Ok, mas o que exatamente isso quer dizer?

Quer dizer que o empreendedor do segmento industrial, comércio e serviços, que possua empreendimento de menor impacto ambiental, encontrará menos burocracia para obtenção de sua Licença Ambiental na capital.

Essa iniciativa objetiva dar maior agilidade ao processo e sua base legal decorre do Decreto Municipal nº 16.787/17, da Deliberação Normativa do Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMAM) nº 90/18 e das Portarias da Secretaria Municipal de Meio Ambiente – SMMA nº 13 e nº14/18.

O LAS é uma modalidade de Licenciamento Ambiental que se subdivide em LAS/CAS - Cadastro Ambiental Simplificado e LAS/RAS - Relatório Ambiental Simplificado.

O LAS é realizado em uma única etapa, aonde o empreendedor pode obter a autorização para instalação, operação ou ampliação por meio da Licença Ambiental Simplificada. Essa licença tem prazo de validade de 10 (dez) anos.

O empreendimento que se classifica como de menor repercussão ambiental vai realizar todas as etapas pela internet, ou seja, não será mais necessário o protocolo presencial do pedido e nem a presença do fiscal municipal para a obtenção da licença ambiental.

Essa mudança vai agilizar o licenciamento que, dependendo da situação, poderia demorar mais de 180 dias para ser obtido. O empreendedor que atender aos pré-requisitos ambientais e assumir o termo de responsabilidade terá que pagar uma taxa correspondente que é gerada pelo próprio site. Assim, já passa a ter sua licença emitida eletronicamente.

LAS-Cadastro

Se a modalidade for o LAS-Cadastro, o empreendedor deverá realizar o cadastro de informações relativas à atividade ou ao empreendimento. Esse processo é feito eletronicamente. No portal da REDESIM o empreendedor deve clicar no serviço “licenciamento”.


Fonte: Portal da Pbh

LAS-RAS

Caso a modalidade seja o LAS-RAS, é necessário apresentar o Relatório Ambiental Simplificado (RAS). Esse estudo objetiva analisar a viabilidade ambiental do empreendimento e serve para instruir o processo para obtenção da licença ambiental simplificada.

​No RAS constam, de maneira resumida, os possíveis impactos ambientais da instalação, operação, manutenção e ampliação de determinada atividade e as medidas de controle propostas. É um estudo mais simples que o Relatório de Controle Ambiental (RCA).

​O conteúdo do RAS varia de acordo com a atividade e segue as diretrizes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente - SEMAD.

Como em outras modalidades de licenciamento, os Estudos Ambientais são uma peça chave para a obtenção da licença ambiental. Desta forma, é importante que o RAS seja elaborado por equipe tecnicamente preparada.

A adesão à essa modalidade simplificada de licenciamento é um avanço para o município de Belo Horizonte, visto que traz maior agilidade, com diminuição da burocracia.

Quer saber mais sobre o licenciamento ambiental municipal de acordo com a sua demanda? Clique AQUI e fale com um de nossos consultores!


21 visualizações

E-mail          contato@trilhoambiental.org

 

Telefones     +55  (31)  3221-6040 

                             

                             (31)  3245-8941

  • Linkedin da Trilho Ambiental
  • YouTube da Trilho Ambiental

Trilho Ambiental Ltda.

CNPJ 24.813.614/000.1-50

Rua José Pedro Drumond, n 204

 

Bairro Floresta, Belo Horizonte/MG 

CEP 30150-140

Mapa do Site:
Mapa do Brasil
Todos os direitos reservados à Trilho Ambiental Ltda.