Neutralização do carbono: o que você tem a ganhar com essa alternativa?



O desequilíbrio do Efeito Estufa, causado pelo excesso de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) para a atmosfera, contribui para o aquecimento global.

De acordo com dados do Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa (SEEG), três gases perfazem 99% das emissões brasileiras: o dióxido de carbono (CO2), o metano (CH4) e o óxido nitroso (N2O). Sendo que o CO2, isoladamente, representou 73% das emissões totais brutas e 64% das emissões líquidas, em 2016.

Há um esforço global para o enfrentamento das mudanças climáticas. Os acordos internacionais como o Protocolo de Quioto, de 1997 e o Acordo de Paris, de 2015, firmaram compromissos entre os países participantes para redução das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE).

Diante desse cenário, a busca pela redução e neutralização do carbono gerado pelas atividades humanas (produtos, serviços, construções e eventos) é uma atitude positiva para evitar o desequilíbrio do efeito estufa, causado pelo excesso de carbono equivalente (dióxido de carbono, metano, o óxido nitroso, ozônio e os clorofluorcarbonos), na atmosfera.

O mercado também tem exigido empresas comprometidas com ações de responsabilidade socioambiental. Uma empresa que detém o Selo Carbono Neutro demonstra a seus stakeholders que está comprometida com práticas sustentáveis e inovativas.

Através da neutralização do carbono, pessoas, empresas e iniciativas assumem a responsabilidade pelo impacto que geram no planeta, compensando suas emissões de GEE.

Cálculo das emissões

Ao adotar a alternativa de neutralização do carbono, é necessário fazer um cálculo geral da emissão de carbono. Sim, é possível levantar a quantidade de dióxido de carbono (CO2) emitida por pessoas físicas, empresas, produtos, etc.

A partir dos cálculos para o levantamento das emissões, é feito um Inventário de Gases de Efeito Estufa. E a partir desses dados é possível avaliar todos os setores envolvidos e detectar as áreas que emitem mais carbono.

Foco em minimizar as emissões

Uma vez detectada a área em que ocorre quantidade considerável de emissões de carbono, é possível trabalhar com alternativas focando na minimização dessas emissões. Essa área será o foco da Neutralização do Carbono.

Empresas que fabricam produtos podem, por exemplo, reduzir suas emissões para cada quilo de produto fabricado. Algumas alternativas consistem em utilizar materiais 100% reciclados, diminuir gastos de energia e reutilizar a água. Também é possível compensar parte das emissões com a compra de créditos de carbono ou medidas compensatórias como o plantio de árvores.

Créditos de Carbono ou Redução Certificada de Emissões (RCE) são certificados emitidos quando ocorre a redução de emissão de gases do efeito estufa (GEE). Por convenção, uma tonelada de dióxido de carbono (CO2) equivalente, corresponde a um crédito de carbono.

Benefícios de Neutralizar o seu Carbono

Os benefícios de neutralizar o seu CO2 vão muito além da aquisição do Selo Carbono Neutro.

Passa a ocorrer uma mudança de comportamento no ambiente corporativo, que é capaz de melhorar a imagem da organização, criar novas oportunidades de negócio e atrair investimentos de mercados diferenciados.

Além de ser mais uma alternativa de combate ao aquecimento global, contribuição para a conservação da biodiversidade brasileira e geração de renda para comunidades tradicionais, através do reflorestamento de matas nativas.

Não deixe de ver como contribuímos para que o América se tornasse o 1º clube Carbono Neutro do Brasil, clicando AQUI!

Também quer ser Carbono Neutro? Clique AQUI e fale com um de nossos consultores!


13 visualizações

E-mail          contato@trilhoambiental.org

 

Telefones     +55  (31)  3221-6040 

                             

                             (31)  3245-8941

  • Linkedin da Trilho Ambiental
  • YouTube da Trilho Ambiental

Trilho Ambiental Ltda.

CNPJ 24.813.614/000.1-50

Rua José Pedro Drumond, n 204

 

Bairro Floresta, Belo Horizonte/MG 

CEP 30150-140

Mapa do Site:
Mapa do Brasil
Todos os direitos reservados à Trilho Ambiental Ltda.