• Dantte Saliba

Programa de conversão de multas ambientais: saiba como aderir


A conversão de multas ambientais em prestação de serviços de preservação, melhoria e recuperação do meio ambiente está prevista na Lei de Crimes Ambientais.

Em 2017, algumas mudanças ocorreram com a criação do Programa Nacional de Conversão de Multas, através do Decreto n° 9.179/2017, e regulamentação do IBAMA, por meio da Instrução Normativa IBAMA nº 6/2018.

Buscando maior engajamento das empresas ao Programa de Conversão de Multas Ambientais, o Governo Federal lançou um site com orientações para a adesão.

Através desse portal, as empresas podem obter informações detalhadas e tirar dúvidas sobre o que mudou na legislação, como podem aderir ao programa, saber dos seus benefícios socioambientais, dentre outros pontos.

E nós da Trilho Ambiental reunimos aqui os principais aspectos! Vamos lá?


Fonte: Portal Brasil, 2018.

Como participar?

Primeiramente, a empresa autuada deve preencher e protocolar no Ibama o Formulário de Manifestação de Interesse pela Conversão de Multas Ambientais, com informações como número do auto de infração do processo administrativo.

Através desse formulário também é possível selecionar a modalidade de execução da conversão: se direta ou indireta.

Na conversão direta o próprio autuado ou consultoria que o representa, elabora os projetos de reparação ambiental. Depois os projetos são submetidos ao Ibama, seguindo regras estabelecidas pelo Instituto. Nessa modalidade, será dado desconto de 35% no valor da multa consolidada.

Na conversão indireta a empresa autuada é incluída em projetos de maior porte e fica responsável pelos custos e pelo acompanhamento. Nesse caso, os projetos são selecionados pelo Ibama e elaborados e executados por instituições sem fins lucrativos. Nessa modalidade será dado 60% de desconto no valor da multa consolidada.

Pessoas físicas e jurídicas autuadas pelo Ibama até 15 de fevereiro de 2018, terão até 15 de agosto de 2018 para manifestar, por meio do envio do formulário, o interesse pela conversão, indicando a opção pela modalidade direta ou indireta.

Para autuações aplicadas após o dia 15 de fevereiro de 2018, a manifestação poderá ocorrer até a fase final processo administrativo.

Chamamento público para conversão indireta

O primeiro chamamento público do Ibama referente à conversão indireta de multas em serviços ambientais foi publicado em março deste ano, e irá contemplar as bacias do Rio São Francisco e do Rio Parnaíba.

Os projetos terão o propósito de promover a recuperação hídrica do Rio São Francisco e ações voltadas para adaptação às mudanças climáticas no Rio Parnaíba. A Caixa Econômica Federal será responsável pelo acompanhamento financeiro dos projetos relacionados a essas bacias.

Através da adesão ao Programa de Conversão de Multas Ambientais, as empresas podem regularizar seus débitos junto ao IBAMA e contribuir com a recuperação ambiental, impactando em melhoria da qualidade dos biomas e da população.

Quem não pode participar?

Multas definitivamente constituídas como crédito público (sem possibilidade de recurso administrativo) não poderão ser convertidas em serviços de recuperação ambiental. Além disso, a Instrução Normativa nº 6/2018 estabelece que não serão aceitos pedidos de conversão quando:

- A infração ambiental resultar em morte humana.

- O autuado constar no cadastro oficial de empregadores que tenham submetido trabalhadores a condições análogas às de escravo.

- Forem constatados indícios de que o autuado explore trabalho infantil.

- A infração for praticada com emprego de métodos cruéis para abate ou captura de animais.

- A medida não cumprir a função de coibir a prática de infrações ambientais.

- O serviço ambiental proposto pelo autuado na conversão direta não for compatível com o programa nacional ou estadual de conversão, entre outros casos.


0 visualização

E-mail          contato@trilhoambiental.org

 

Telefones     +55  (31)  3221-6040 

                             

                             (31)  3245-8941

  • Linkedin da Trilho Ambiental
  • YouTube da Trilho Ambiental

Rua José Pedro Drumond, n 204

 

Bairro Floresta, Belo Horizonte/MG 

CEP 30150-140

Mapa do Site:
Mapa do Brasil
Todos os direitos reservados à Trilho Ambiental Ltda.