Minas Gerais define regras de transição para uso do Sinaflor
A implantação do Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais (Sinaflor) nos Estados tem sido gradual. O Governo de Minas Gerais aderiu a essa plataforma nacional em maio deste ano. Para finalização da implantação e operacionalização do Sinaflor, começa nesta segunda (11/06), uma fase de transição, que durará 90 dias.
Mas o que é o Sinaflor?
O Sinaflor é um sistema integrado que contém informações sobre imóveis rurais e informações sobre controle do transporte, armazenamento, consumo e uso de produtos e subprodutos florestais, de origem nativa ou plantada.
As informações sobre imóveis rurais são provenientes do Sistema de Cadastro Ambiental Rural - Sicar e Ato Declaratório de Ambiental (ADA) e as informações sobre produtos e subprodutos florestais provém do Documento de Origem Florestal (DOF).
Através do Sinaflor é possível cadastrar projetos como Plano de Manejo Florestal Sustentável, Autorização de Supressão de Vegetação, Corte de Árvores Isoladas e Exploração de Floresta Plantada, dentre outros.