Altas temperaturas ameaçam inundar banco mundial de sementes

Atualizado: 2 de set. de 2019


A Noruega anunciou que irá aumentar a proteção de um banco de sementes criado para proteger os cultivos do mundo em caso de catástrofe, depois que as altas temperaturas provocaram um vazamento de água em seu túnel de entrada. Situada no interior de uma montanha remota, em uma ilha do arquipélago norueguês de Svalbard, no Ártico, a Global Seed Vault (apelidada de “arca do fim do mundo”) é a maior instalação deste tipo, capaz de armazenar mais de 2,5 bilhões de sementes.


Fonte: veja.abril.com.br. Banco Mundial de Sementes em Longyearbyen, capital do arquipélago de Svalbard, na Noruega (Bob Strong/Reuters)

A temperatura gelada em seu interior permite manter as sementes armazenadas durante longo tempo. Mas, em outubro de 2016, ano mais quente já registrado, as temperaturas do mar ficaram, em média, 4°C mais quentes e o permafrost (solo permanentemente gelado da região) derreteu. Com isso, a água inundou 15 metros na entrada do túnel principal que tem 100 metros de extensão, da construção. Desde então, o aumento contínuo das temperaturas no Ártico, tem deixado os cientistas preocupados, uma vez que outra inundação poderia representar uma ameaça à conservação das sementes.

#temperaturas #Noruega #Permafrost

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo