Petição online pede áreas de conservação para o sauim-de-coleira, em Manaus


O sauim-de-coleira (Saguinus bicolor), corre risco de desaparecer! A espécie endêmica da Amazônia Central está restrita a uma região bem limitada dentro e ao norte dos limites da cidade de Manaus e em algumas áreas pouco conhecidas dos municípios de Rio Preto da Eva e Itacoatiara, neste somente até a região do rio Urubu.


Foto: Seglea / Wikimedia Commons

As ameaças à sobrevivência de longo prazo da espécie são múltiplas e decorrem, principalmente, da destruição do habitat e da competição interespécies. Com o crescimento desordenado da cidade de Manaus nos últimos anos a floresta vem sendo derrubada de maneira descontrolada. O desmatamento e a fragmentação reduzem drasticamente as áreas de habitação e alimentação do animal.

Para tentar ajudar os pequenos animais, o biólogo Maurício Noronha desenvolveu um projeto chamado de 'Salve o Sauim' que visa a construção de áreas de conservações voltadas para o primata. Os interessados podem participar da ação assinando uma petição online no site Charge.org.

A petição já possuí mais de 5.500 assinaturas e conta com o apoio de cientistas, educadores, ambientalistas, artistas e de organizações conservacionistas. “Entretanto, ainda é preciso ter mais pessoas apoiando esta causa, para pressionarmos o poder público. Quanto mais assinaturas, mais chances temos de vitória. Só que para isso acontecer, nós precisamos da sua ajuda”, explicou Noronha.

#Petição #Conservação #Extinção

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo