top of page

Primeiro viaduto para travessia de fauna é instalado no Brasil



Por determinação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA, foi criado o primeiro viaduto para a travessia de fauna (overpass) do país. A determinação foi realizada na Licença de Instalação n° 934/2013, emitida para a construção do Ramal Ferroviário Sudeste do Pará, que escoará o minério produzido na mina S11D até a Estrada de Ferro Carajás, no estado do Pará.

Essa ferrovia corta a Floresta Nacional de Carajás onde se encontra vegetação no estágio médio ou avançado de regeneração. Assim, estudos de ecologia estimam que anualmente cerca de 450 milhões de animais selvagens morrem atropelados nas estradas brasileiras, que se estendem por aproximadamente 1,7 milhão de quilômetros.

Ao possibilitar uma travessia segura para os animais e permitir a dispersão de espécies que precisam de áreas extensas para sua sobrevivência, os viadutos não apenas reduzem a perda de biodiversidade, como também os acidentes envolvendo pessoas em estradas, rodovias e ferrovias.

Desse modo, para definir qual a melhor passagem de fauna para cada trecho, leva-se em consideração as características das estradas, do tráfego, da paisagem espacial e o porte dos animais silvestres presentes na região do empreendimento.

Ao longo da estrada de ferro já foram instaladas outras 30 passagens entre túneis e viadutos, sendo que já foram registrados em suas passagens animais como tatus, cachorros do mato, tamanduás, entre outros.

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page