O Fluminense, time carioca de futebol, firmou um convênio com a cooperativa Transformando, que fica localizada no bairro do Caju, na cidade do Rio de Janeiro/RJ, para que a cooperativa recolha todo o lixo gerado nos jogos do time. É a primeira vez que um time de futebol realiza esse tipo de convênio para a coleta de lixo.
Essa parceria teve início no último dia 14/05/2017, no jogo entre Fluminense e Santos pela rodada do Campeonato Brasileiro. No telão do Maracanã podia se ver o anúncio que dizia: “O Fluminense joga limpo”, fazendo analogia entre ser correto dentro e fora de campo.
Mesmo havendo lixeiras separadas para cada tipo de resíduo no estádio, poucos torcedores se preocupam em descarta-lo no recipiente correto. Ao logo da partida, os cooperados realizavam a triagem do lixo, sendo recolhidos os recicláveis e os orgânicos.
Os resíduos recicláveis vão para a cooperativa, o que acaba gerando renda para aproximadamente 160 famílias cariocas, e os restos de alimentos (orgânicos) são encaminhados à outra cooperativa, onde são transformados em compostagem e adubo.