top of page

Planta comercial que suga CO2 será inaugurada



Será inaugurada no dia 31 de maio, uma fábrica em Hinwil, na Suíça, que irá sugar dióxido de carbono do ar e reutilizá-lo para produzir legumes e hortaliças em uma estufa vizinha. O empreendimento é de responsabilidade da empresa Climeworks e este será o primeiro negócio a vender dióxido de carbono extraído de seus arredores, usando uma tecnologia chamada captura direta de ar, que é a captura do tipo de carbono emitido por carros, aviões e trens.

A usina está projetada para capturar 900 toneladas métricas do gás de efeito estufa, o equivalente as emissões de 200 carros por ano. A captura do dióxido de carbono do ambiente será realizada com filtros absorventes dentro do coletor de ar da planta. Para liberar o dióxido de carbono, os filtros são aquecidos a 100 °C com o calor residual de uma unidade de incinerador de resíduos de uma empresa vizinha. O dióxido de carbono libertado é então bombeado para a estufa operada por outra empresa para “aumentar o crescimento de legumes e alface em até 20 por cento”, de acordo com um comunicado de imprensa.

Segundo a Climeworks, o CO2 capturado está sendo vendido para a estufa pelo preço de mercado, o que não deve cobrir o preço da fábrica, pois houveram custos de pesquisa e desenvolvimento. A empresa estima que sua próxima fábrica custará cerca de US $ 2 milhões.

O objetivo da empresa é o de capturar 1 por cento das emissões globais de CO2 até 2025. Isso exigiria mais 750.000 plantas modulares em operação, disse Wurzbacher. Para alcançar essa meta ambiciosa, eles precisariam cortar os custos da fabricação e alcançar muito mais clientes.

Embora a captura de ar direta mostre algumas promessas, especialistas da indústria e do clima igualmente enfatizaram que a redução de emissões permanece um obstáculo principal que deve ser dado prioridade à frente destas tecnologias. É muito cedo para saber se a remoção de carbono estará pronta a tempo de causar impacto nas mudanças climáticas.

43 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page