Mercado gratuito é inaugurado em Sidney



O desperdício de alimentos na Austrália custa cerca de US $ 20 bilhões por ano. Os consumidores australianos desperdiçam vinte por cento dos alimentos comprados. São quatro milhões de toneladas de alimentos que acabam em aterros sanitários, onde se decompõem e acabam emitindo metano, um potente gás de efeito estufa. Nesse contexto, seguindo uma tendência de outros países do mundo, a Austrália abriu seu primeiro supermercado gratuito com produtos rejeitados por supermercados, restaurantes e pelos próprios clientes.

O novo mercado foi criado em Sidney, pela OzHarvest, uma ong de combate ao desperdício de alimento. São vendidos desde frutas e legumes frescos, pães, conservas, refeições congeladas, bebidas, a produtos de higiene pessoal e de limpeza. Tudo é gratuito para aqueles que não podem pagar pelo produto. Ou é possível doar a quantia que a pessoa desejar. Os clientes também são incentivados a doar qualquer coisa que eles não queiram mais.

A maioria dos produtos são considerados com “defeitos” como enlatados amassados ou frutas e legumes com alguns “hematomas”, que acabam indo parar no lixo. “Só resgatamos comida que seja absolutamente comestível. Estamos mostrando aos nossos consumidores como é loucura que este produto tenha sido rejeitado”, diz empresária australiana atrás do OzHarvest, Ronni Kahn. “Toda vez que salvamos comida boa, ajudamos o planeta. Cada vez que usamos esse alimento para a alimentação de pessoas famintas, lidamos com questões sociais” relata a empresária que pretende abrir outros estabelecimentos pelo país.

#Sustentabilidade #Austrália #Reaproveitamentodealimentos #Mercadogratuito

3 visualizações

E-mail          contato@trilhoambiental.org

 

Telefones     +55  (31)  3221-6040 

                             

                             (31)  3245-8941

  • Linkedin da Trilho Ambiental
  • YouTube da Trilho Ambiental

Trilho Ambiental Ltda.

CNPJ 24.813.614/000.1-50

Rua José Pedro Drumond, n 204

 

Bairro Floresta, Belo Horizonte/MG 

CEP 30150-140

Mapa do Site:
Mapa do Brasil
Todos os direitos reservados à Trilho Ambiental Ltda.