top of page

Filtro feito de tronco de árvore é desenvolvido por cientistas do MIT



Cientistas do Massachusetts Institute of Technology (MIT) desenvolveram uma tecnologia que pode contribuir muito para a saúde e qualidade de vida de comunidades rurais de todo o mundo. Se trata de um filtro feito de tronco de árvore, um tubo plástico e um lacre. O meio filtrante é um pedaço de alburno, que é a parte logo abaixo da “casca” da madeira e é constituída por células vivas responsáveis por conduzir água e nutrientes para as folhas.

A tecnologia de baixo custo é capaz de filtrar até quatro litros de água por dia sendo que o tamanho dos poros, de cerca de 500 nanômetros, é suficiente para bloquear agentes patogênicos. Foram obtidas remoções de até 99% da bactéria E. Coli, que é comum em humanos e animais, porém pode causar problemas em grandes quantidades – infecção intestinal e urinária são os mais comuns. Os pesquisadores usaram pedaços de pinheiro branco, mas outras espécies estão sendo testadas para quem sabe descobrirem maneiras de eliminar outros tipos de contaminantes.

Apesar dos resultados positivos, a pesquisa ainda está em estágio de desenvolvimento e a eficiência fora dos laboratórios ainda não é garantida. Entretanto, para os cientistas, a inovação representa um grande passo porque o filtro é feito de um material tão abundante como a madeira e teria um baixo custo de produção.

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page