A microgeração solar cresceu 220% no Rio de Janeiro em 2016. Foram 477 conexões de novos sistemas fotovoltaicos em relação a 2015. Desde quando foi aprovada a regulamentação de microgeração distribuída no Brasil, em 2012, o estado do Rio de Janeiro vem se destacando no número de instalações de energia solar. De acordo com a ANEEL atualmente já são mais de 800 unidades consumidoras no estado gerando sua própria energia.
As residências e empresas que possuem esses sistemas produzem a própria energia que consomem, sendo que qualquer excedente é jogado na rede elétrica e se transforma em créditos junto à distribuidora. Esses créditos, que possuem uma validade de cinco anos, são utilizados nos momentos em que a unidade estiver consumindo mais energia do que gerando, como dias de chuva ou à noite
A queda nos preços, o maior conhecimento sobre a tecnologia e a opção por uma energia renovável são alguns dos fatores para expansão dessa tecnologia. Nos últimos anos, devido à disseminação da tecnologia, melhoraram também as formas de pagamento, como por exemplo, a opção de financiamento em até 72 vezes, que existe atualmente.