Brasil tem maior número de espécies de árvores do mundo, segundo estudo



De acordo com um estudo inédito realizado pela Botanical Gardens Conservation International (BGCI na sigla em inglês), uma organização sem fins lucrativos, o Brasil é o país com a maior biodiversidade de árvores do mundo. Pesquisadores estimam que haja 60.065 espécies de árvores no mundo, das quais 14% são encontradas em território brasileiro. É um total de 8.715 espécies que coloca o país em primeiro lugar, seguido pela Colômbia, com 5.776 espécies, e a Indonésia, com 5.142.

O estudo foi publicado no periódico Journal of Sustainable Forestry e mostrou que mais da metade das espécies (58%) são encontradas em apenas um país. Trezentas delas foram consideradas seriamente ameaçadas, por terem menos de 50 exemplares na natureza.

Dentre as espécies ameaças de extinção identificadas pela ONG, está a Karoma gigas, nativa em uma região remota da Tanzânia, que no fim de 2016, uma equipe de cientistas encontrou apenas seis exemplares. Eles recrutaram habitantes da região para proteger essas árvores e monitorá-las para que sejam alertados caso produzam sementes.

A BGCI espera que o número de árvores da lista aumente, já que cerca de 2 mil novas plantas são descritas anualmente. A GlobalTreeSearch, uma base de dados online criada a partir do levantamento, será atualizada toda vez que uma nova espécie for descoberta.

#biodiversidade #Brasil #Catalogaçãodeespécies

1 visualização

E-mail          contato@trilhoambiental.org

 

Telefones     +55  (31)  3221-6040 

                             

                             (31)  3245-8941

  • Linkedin da Trilho Ambiental
  • YouTube da Trilho Ambiental

Trilho Ambiental Ltda.

CNPJ 24.813.614/000.1-50

Rua José Pedro Drumond, n 204

 

Bairro Floresta, Belo Horizonte/MG 

CEP 30150-140

Mapa do Site:
Mapa do Brasil
Todos os direitos reservados à Trilho Ambiental Ltda.