Minas Gerais faz balanço positivo da atuação do GER no período chuvoso



O Grupo Estratégico de Resposta (GER), criado em dezembro de 2016, fez com que o estado de Minas Gerais tenha tido balanço positivo de atuação no período chuvoso. O grupo se estruturou para ser acionado sempre de forma rápida e dinâmica, inclusive com o uso de tecnologias de comunicação instantânea, o que criou condições para o rápido acionamento dos órgãos participantes.

O foco do grupo foi nas ações de resposta em situações de emergência, em atendimento à diretriz do governador Fernando Pimentel para atender à população de forma ágil e eficiente, além de monitorar tudo o que ocorre em cada Território de Desenvolvimento. Como exemplo de atuação do GER, pode-se citar as chuvas ocorridas no distrito de Nicolândia, no município de Resplendor, que provocaram centenas de desabrigados e interrupção de serviços como água e energia elétrica. Com a atuação do grupo, em pouquíssimo tempo, foram fornecidos aos moradores itens de ajuda humanitária e o foram restabelecidos o acesso à sede do município e o serviço de energia elétrica.

Segundo a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil por enquanto foram realizadas 12 reuniões do GER. Até o final do período chuvoso, previsto para este mês de março, a previsão é chegar a um total de 15 encontros estratégicos. A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) também reforça aos cidadãos a importância de se adotar medidas de segurança e proteção contra alagamentos, deslizamentos e quedas de árvores e demais incidentes que são comuns nessa época.

#Períodochuvoso #GrupoEstratégicoderesposta #MinasGerais

29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo