• Dantte Saliba

Poluição do rio Ganges põe em risco devotos hindus



O rio indiano Ganges, o mais sagrado para o hinduísmo, passa por grandes centros de peregrinação, como na cidade Varanasi e está completamente poluído. Em alguns pontos do rio na cidade o nível de bactérias fecais por cada 100 mililitros chega a 31 milhões, como na confluência com a foz do rio Varuna, ou a 51 mil na popular Tulsi ghat, quando o máximo recomendável para o banho são 500 e, para o consumo, zero.

Diariamente milhares de pessoas lavam suas roupas ou tomam banho nas águas do rio que é local também de devoção para os crentes hindus, onde milhões de devotos mergulham na busca pela salvação. Doenças como cólera, hepatite A, febre tifoide, doenças gastrintestinais e disenteria podem ser contraídas pelo contato direto com a água do Ganges.

Segundo a Missão Nacional para Limpar o Ganges, dependente do Ministério de Recursos Hídricos, o rio recebe diariamente 12 mil milhões de litros de resíduos e só há capacidade para tratar um terço deles, um problema sem solução apesar dos vários planos nacionais iniciados desde 1986. Para o presidente da Fundação Sankat Mochan, uma organização que luta para a limpeza das águas do rio, a solução está em interceptar as águas residuais, desviá-las do rio e tratá-las até um nível que se transformem em inócuas para o uso, usando as mesmas depois para rega ou outros propósitos.

Enquanto medidas efetivas não são tomadas pelo governo, algumas ONGs como a Sulabh International fazem um pouquinho pelo rio e se ocupam de embelezar as margens em sua passagem por Varanasi limpando os resíduos com a ajuda de um exército de voluntários.

#Poluição #RioGanges

0 visualização

E-mail          contato@trilhoambiental.org

 

Telefones     +55  (31)  3221-6040 

                             

                             (31)  3245-8941

  • Linkedin da Trilho Ambiental
  • YouTube da Trilho Ambiental

Rua José Pedro Drumond, n 204

 

Bairro Floresta, Belo Horizonte/MG 

CEP 30150-140

Mapa do Site:
Mapa do Brasil
Todos os direitos reservados à Trilho Ambiental Ltda.