• Dantte Saliba

SOS Mata Atlântica analisa a qualidade das águas nas bacias brasileiras



Ontem, dia 22/03, foi divulgado um relatório elaborado pela Fundação SOS Mata Atlântica, referente a qualidade da água nas bacias brasileiras situadas no bioma Mata Atlântica. O documento mostra que a qualidade da água é considerada boa em apenas 06 de 240 pontos analisados, ou seja, aproximadamente 2,5%.

As coletas foram realizadas mensalmente no período de março de 2016 até fevereiro deste ano, sendo levados em consideração 16 critérios, quais sejam: temperatura da água, temperatura do ambiente, turbidez, espumas, lixo flutuante, odor, material sedimentável, peixes, larvas e vermes vermelhos, larvas e vermes brancos, coliformes totais, oxigênio dissolvido (OD), demanda bioquímica de oxigênio (DBO), pH, fosfato (PO4) e nitrato (NO3). Após a análise das amostras mensais em cada um dos pontos, foi feita a média dos resultados para estabelecer o índice de qualidade.

O estudo traz o resultado de 1607 análises da qualidade da água em 73 municípios de 11 estados brasileiros: Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e o Distrito Federal, sendo constatado que a principal causa da poluição dos rios é o despejo de esgoto doméstico junto a outras fontes difusas de contaminação, incluindo a gestão inadequada dos resíduos sólidos, o uso de defensivos agrícolas, o desmatamento e o uso desordenado do solo.

#MataAtlântica #Qualidadedaságuas #Poluição

0 visualização

E-mail          contato@trilhoambiental.org

 

Telefones     +55  (31)  3221-6040 

                             

                             (31)  3245-8941

  • Linkedin da Trilho Ambiental
  • YouTube da Trilho Ambiental

Rua José Pedro Drumond, n 204

 

Bairro Floresta, Belo Horizonte/MG 

CEP 30150-140

Mapa do Site:
Mapa do Brasil
Todos os direitos reservados à Trilho Ambiental Ltda.