A infestação do besouro metálico tem sido uma grande ameaça para as árvores de Belo Horizonte. Setenta e sete unidades já foram cortadas, outras 300 ainda devem ser retiradas e atualmente 1.2 mil pés estão sendo monitorados em várias regiões da cidade.
O besouro metálico vem da região amazônica e por si só não causa danos às árvores. O grande problema ocorre quando o animal vai se reproduzir já que seus ovos são depositados nas árvores e ao eclodir emergem larvas de até 12 centímetros. Essas lagartas devoram o miolo do tronco e escavam a estrutura das raízes. Esse ataque causa apodrecimento do tronco, ficando vulnerável a ventos e chuva e correndo o risco de queda.
Estão sendo estudadas formas de controle, como inseticidas injetáveis nos troncos das árvores e armadilhas para capturar os insetos, mas ainda não existe um inseticida pra controlar a praga. A poda ou o corte é a única opção. Segundo a Defesa Civil, depois do corte da árvore doente, é preciso esperar seis meses para que uma nova espécie seja plantada no local.