Besouro metálico coloca em risco árvores de BH



A infestação do besouro metálico tem sido uma grande ameaça para as árvores de Belo Horizonte. Setenta e sete unidades já foram cortadas, outras 300 ainda devem ser retiradas e atualmente 1.2 mil pés estão sendo monitorados em várias regiões da cidade.

O besouro metálico vem da região amazônica e por si só não causa danos às árvores. O grande problema ocorre quando o animal vai se reproduzir já que seus ovos são depositados nas árvores e ao eclodir emergem larvas de até 12 centímetros. Essas lagartas devoram o miolo do tronco e escavam a estrutura das raízes. Esse ataque causa apodrecimento do tronco, ficando vulnerável a ventos e chuva e correndo o risco de queda.

Estão sendo estudadas formas de controle, como inseticidas injetáveis nos troncos das árvores e armadilhas para capturar os insetos, mas ainda não existe um inseticida pra controlar a praga. A poda ou o corte é a única opção. Segundo a Defesa Civil, depois do corte da árvore doente, é preciso esperar seis meses para que uma nova espécie seja plantada no local.

#Infestação #Besourometálico

4 visualizações

E-mail          contato@trilhoambiental.org

 

Telefones     +55  (31)  3221-6040 

                             

                             (31)  3245-8941

  • Linkedin da Trilho Ambiental
  • YouTube da Trilho Ambiental

Trilho Ambiental Ltda.

CNPJ 24.813.614/000.1-50

Rua José Pedro Drumond, n 204

 

Bairro Floresta, Belo Horizonte/MG 

CEP 30150-140

Mapa do Site:
Mapa do Brasil
Todos os direitos reservados à Trilho Ambiental Ltda.