Sistema de cultivo de tomate preserva o solo



Um sistema de cultivo no Rio de Janeiro, chamado Tomatec, desenvolvido por dois agrônomos da Embrapa Solo, o Adoildo da Silva Melo e o José Ronaldo de Macedo produz tomates que são mais saldáveis do que aquele produzido do modo convencional e ajuda a preservar o meio ambiente.

Os aspersores foram substituídos pela fertirrigação por gotejamento no Tomatec, isto quer izer que o adubo vem junto com a água de irrigação. Além disso, o bambu, normalmente usado, é substituído por fitilho, assim, a planta fica aberta, arejada e o manuseio e ensacamento são facilitados, segundo explica Adoildo da Silva. O cultivo que começou com mil plantas, hoje possui 40 mil no campo e a intenção é de alcançar, ainda em 2017, mais 20 mil plantas.

De acordo com Ronaldo, os produtos passam por análise da Fiocruz e nenhuma delas deu como limite insatisfatório, ou seja, lavoura que não seria apta ao consumo humano. Na capital do Rio de Janeiro, os frutos do Tomatec são comprados por um supermercado a um preço equivalente a quase quatro vezes do que é pago no tomate convencional. Dez agricultores do Paraná começaram a usar o sistema Tomatec além dos nove do Rio de Janeiro.

#Agrotóxico #fertirrigação #Cultivodetomate #Preservaçãodosolo

0 visualização

E-mail          contato@trilhoambiental.org

 

Telefones     +55  (31)  3221-6040 

                             

                             (31)  3245-8941

  • Linkedin da Trilho Ambiental
  • YouTube da Trilho Ambiental

Trilho Ambiental Ltda.

CNPJ 24.813.614/000.1-50

Rua José Pedro Drumond, n 204

 

Bairro Floresta, Belo Horizonte/MG 

CEP 30150-140

Mapa do Site:
Mapa do Brasil
Todos os direitos reservados à Trilho Ambiental Ltda.