top of page

Inscrição em cursos de capacitação em eficiência energética



Até o dia 12 de março, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) receberá inscrições para as novas etapas dos cursos de eficiência energética que são oferecidos juntamente ao o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Serão dois tipos de curso, o primeiro, treinamentos para Certificação Internacional de Profissional em Medição e Verificação (CMVP), que ocorrerão entre os dias 17 e 20 de abril em Porto Alegre (RS) e o segundo, será uma capacitação para Guia de Medição e Verificação, no Rio de Janeiro (RJ) entre os dias 9 e 11 de maio.

A fim de reduzir o consumo elétrico em edificações comerciais e públicas, ambos os cursos fazem parte do quarto módulo do projeto Transformação de Mercado de Eficiência Energética no Brasil (Projeto 3E). Além de ter como objetivo reduzir as emissões de gases de efeito estufa em até 2 milhões de toneladas de carbono equivalente (tCO2eq), o projeto visa contribuir com a economia de até 4 milhões de megawatt-hora (MWh) de eletricidade nos próximos vinte anos.

As vagas para os cursos serão limitadas e destinadas a profissionais de engenharia, arquitetura, direito, economia, administração e áreas relacionadas. A duração dos cursos será de 24 horas para a capacitação sobre o Guia de Medição e Verificação do Programa de Eficiência Energética (PEE) da Aneel, enquanto o treinamento para CMVP tem 30 horas de duração, incluindo o exame de certificação de quatro horas.

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page