top of page

Programa desenvolve hortas em terrenos abandonados



Terrenos baldios ociosos em Niterói (RJ) serão transformados em hortas para a produção de alimentos por parte dos moradores do local por meio do Programa de Agricultura Urbana (Nit-Hortas). A Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade realizou uma reunião com Secretaria Municipal de Projetos Estratégicos, Ciência e Tecnologia no início de fevereiro com o intuito de implementar o Nit-Hortas.

O programa é uma forma de ação social que irá colaborar com situações emergenciais de fome e desnutrição, proporcionando uma melhor qualidade de vida e diversos benefícios ambientais. É também uma alternativa para a ocupação benéfica de terrenos baldios ociosos em áreas urbanas, tornando-se instrumento e forma de ação social. A criação de hortas comunitárias permite o controle de vetores, e fomentará a manutenção participativa, o espírito comunitário e apropriação qualificada do espaço público.

Ainda se contempla um componente educativo por meio do programa, apresentando ações de formação sobre técnicas de agricultura urbana, manutenção de espaço público, trabalho comunitário, compostagem e proteção ambiental. Um projeto de lei para implementação de hortas em terrenos baldios também foi aprovado na cidade de São José dos Campos, em São Paulo e aguarda sanção para ser convertido em lei.

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page