top of page

Piracema se encerra com saldo positivo



Em 28 de fevereiro de 2017 terminou a Piracema 2016/2017, segundo divulgou o 2º Batalhão de Polícia Ambiental da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sediado em Birigui e que abrange as regiões administrativas de Araçatuba, Bauru, Presidente Prudente e Marília. Foi destacado o ótimo resultado preventivo alcançado por meio de atividades de educação ambiental, de conscientização das comunidades e da atuação do policiamento ostensivo ambiental, reprimindo e coibindo a prática de infrações penais e administrativas, geralmente decorrentes da pesca irregular.

Nas ações foram recolhidos 33.064 metros de rede; realizadas 1.582 vistorias ambientais de pesca; fiscalizados 150 comércios de pescado e abordadas 615 embarcações, onde equipes compostas por três policiais dedicaram 1.775 horas ao policiamento aquático, resultando em 95 autos de infração ambiental relacionados à pesca, no valor de R$ 88.278,80 em multas aplicadas, sendo apreendidos 1.067 quilos de peixes que foram destinados, na sua maioria, a entidades assistenciais. A fim de manter o equilíbrio ambiental, e fiscalizar o cumprimento das normas, a Polícia Militar Ambiental continuará desenvolvendo atividades de policiamento ostensivo terrestre e hidroviário, mesmo com o término do período de Piracema.

Algumas espécies de peixes que apresentam alto risco de extinção, precisam ser preservadas, conforme o contido no Decreto Estadual nº 60133/2014. Por ser a extinção decorrente de alterações ambientais, da redução populacional dessas espécies e da ação predatória do homem, está proibida a pesca de espécies nativas como jaú, pacu-prata e jurupoca. Além de todas as ações, a Polícia Militar Ambiental recebe denúncias pelo telefone 181 de crimes ambientais.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page