top of page

Resfriamento natural de edifícios com captação de água de chuva em ambientes áridos



O projeto de uma comunidade com edificações chamada de Concave Roof (telhado côncavo), um sistema de telhado duplo projetado especialmente para coletar e armazenar água da chuva e promover o resfriamento natural foi desenvolvido pelo estúdio de arquitetura e paisagismo iraniano BMDesign. O design foi desenvolvido para ambientes áridos, onde a coleta de água da chuva é dificultada devido a taxas de evaporação maiores do que a média e baixa precipitação anual.

O telhado em forma de cúpula sob uma área de captação em forma de tigela, permite que as gotas de chuva se concentrem, evitando que evaporem rapidamente e a água é canalizada para reservatórios que são localizados entre as paredes do edifício para ajudar a regular as temperaturas internas. A sobreposição de uma cobertura côncava em cima de uma convexa promove o resfriamento natural do ar através das sombras e do movimento de ventilação que o formato proporciona, resfriando ambas as coberturas e também o ambiente ao redor.

De acordo com os arquitetos, estima-se que em um edifício com 923 metros quadrados de superfície de telhado côncavo, seria possível recolher cerca de 28 metros cúbicos de água da chuva. Além deste sistema, os prédios e pátios do conjunto de edifícios são afundados para promover um resfriamento natural, utilizando a técnica de arquitetura bioclimática, com troca de calor entre as paredes e a terra.

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page