Fossas sépticas feitas com pneus reaproveitados



A Prefeitura de Uberlândia desenvolveu um modelo de fossa séptica que é uma alternativa interessante para reaproveitar materiais que seriam descartados, ao mesmo tempo em que soluciona parte do problema de saneamento básico, comum em várias cidades brasileiras.

O órgão responsável pela criação do sistema e pela fabricação das fossas sustentáveis entregues na cidade mineira é o Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE), que criou um manual que dá o passo a passo para que a ideia seja replicada em qualquer lugar, a fim de não limitar o conhecimento. A base para a fabricação dessa fossa são pneus de caminhão, que muitas vezes são obtidos sem nenhum custo. De acordo com o DMAE, este modelo de fossa é interessante para muitos produtores rurais e pessoas que moram em sítios e chácaras em áreas afastadas e pouco atendidas pelas redes de coleta de esgoto.

Para a construção de cada fossa, utiliza-se oito pneus, divididos em dois módulos. A conexão é feita diretamente no vaso sanitário. No primeiro módulo ocorre a decomposição dos rejeitos através de bactérias. A matéria orgânica se deposita no fundo do recipiente, enquanto o líquido gerado segue para o segundo módulo, onde as bactérias continuam atuando, removendo até 95% da matéria orgânica contaminante ao final do processo.

#Fossaséptica #Saneamento #Uberlândia #Reciclagem

43 visualizações

E-mail          contato@trilhoambiental.org

 

Telefones     +55  (31)  3221-6040 

                             

                             (31)  3245-8941

  • Linkedin da Trilho Ambiental
  • YouTube da Trilho Ambiental

Trilho Ambiental Ltda.

CNPJ 24.813.614/000.1-50

Rua José Pedro Drumond, n 204

 

Bairro Floresta, Belo Horizonte/MG 

CEP 30150-140

Mapa do Site:
Mapa do Brasil
Todos os direitos reservados à Trilho Ambiental Ltda.