top of page

Redução dos níveis de oxigênio nos oceanos



Nos últimos 50 anos os níveis de oxigênio dos oceanos caíram mais de 2%, segundo um estudo publicado pela revista científica Nature no último mês. Essa mudança, apesar de parecer sutil, para os ecossistemas pode ser determinante essa redução nos níveis do gás.

Os efeitos podem ocorrer em cascata em todo o oceano, como por exemplo para animais marinhos maiores, como tubarões, que requerem mais oxigênio, a queda dos níveis de oxigênio cria zonas de exclusão para essas criaturas do mar, deixando-as com menos áreas para comer e reproduzir, segundo afirma o professor de Ciências da Terra na Universidade de Stanford, Rob Dunbar. O estudo que contou com o mapeamento dos níveis globais de oxigênio nos oceanos entre 1960 e 2010, mostra queda geral de 2% nos níveis de oxigênio e, em muitas áreas, queda de até 4%, sendo o Oceano Pacífico Norte e o Oceano Ártico os que apresentaram maiores quedas.

As consequências para animais oceânicos específicos é difícil de ser estimada porque estes já sofrem efeito de outras ações antrópicas, como a pesca e a poluição. Um possível contribuinte para a mudança é o aquecimento global, que desempenhou um papel importante na redução do gás nos oceanos, de acordo com os pesquisadores.

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page