top of page

Nova gestão das imagens de satélites no Governo Federal



Na última terça-feira, 21, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) destacou seu interesse em participar da licitação internacional de aquisição de imagens que o Ministério da Defesa lançará em março deste ano, desde que as especificações estejam aderentes às demandas desta pasta. O projeto de fornecimento integrado de imagens de satélite para o governo envolve o MMA e outros usuários da administração pública federal, estadual e municipal.

A mudança deve auxiliar em vários aspectos, como por exemplo no trabalho de combate ao desmatamento. Atualmente o trabalho é dificultado porque cada órgão tem um padrão de imagens diferente. Estão previstos o início do fornecimento de imagens pelo Comando da Aeronáutica (Comaer) a partir de maio e o início do controle das câmeras de satélites em novembro deste ano. A mudança conta com a participação de representantes da Comissão de Coordenação e Implantação de Sistemas Espaciais (CCISE) da Aeronáutica, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Serviço Florestal Brasileiro (SFB), dentre outros.

A iniciativa tem como principal finalidade, obter um padrão único de imagens de satélite aprimorando o fornecimento desses dados para o governo federal e seus diversos usuários e permitir uma gestão compartilhada e integrada de tais informações. Por ser um processo integrado por vários órgãos, acontece uma mudança no conceito de gestão de imagens de satélite no governo.

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page