top of page

Expedição alemã investigará mudanças climáticas no Ártico

  • Foto do escritor: Dantte Saliba
    Dantte Saliba
  • 26 de fev. de 2017
  • 1 min de leitura


Pesquisadores alemães embarcarão em um navio para uma expedição ao Ártico a fim de estudar a região que vem sofrendo mudanças climáticas rapidamente. Com 120 metros de comprimento, o navio chamado Polarstern, deverá encalhar e flutuar pelo mar de gelo do Polo Norte em 2019 na vigem de 2.500 quilômetros que deve durar um ano.

No último mês de janeiro, foi registrado no Ártico a menor extensão de gelo e temperatura acima da média de longo prazo para este mês. Assim, a empreitada pretende obter modelos climáticos mais precisos, visto que os existentes não apresentam resultados condizentes com o que vem ocorrendo, de acordo com Markus Rex, professor que coordenará o projeto. Segundo o pesquisador alemão do Instituto Alfred Wegener, em Bremerhaven, a missão custará 63 milhões de euros e contará com o patrocínio de parceiros internacionais como Reino Unido, Rússia, China e Estados Unidos.

A equipe do projeto nomeado MOSAiC embarcará no Polarstern vários equipamentos de medição da qualidade da água, ar e gelo; instalará acampamentos no mar gelado próximo ao navio e a até 30 quilômetros distante deste; também será instalada uma pista de decolagem para um avião que auxiliará nas pesquisas. A expedição apresenta seus riscos, no entanto, será essencial para a compreensão da região remota, destacando sua importância até para quem vive longe do Polo Norte, segundo Rex.

 
 
 

Comentários


bottom of page