Campanha para reduzir plásticos é lançada pela ONU



Na última quinta-feira, dia 23/02/2017, a Organização das Nações Unidas (ONU) lançou uma campanha global direcionada a governos, empresas e consumidores, visando reduzir os resíduos de plástico nos oceanos.

A campanha, que se chama “Clean Seas – Limpar os mares”, foi apresentada durante a Cúpula Mundial dos Oceanos em Nusa Dua, na ilha de Bali, na Indonésia e, sugere aos governos que apliquem políticas para reduzir o plástico, que as empresas reduzam as embalagens com este material e que os consumidores mudem seus hábitos.

Uma das propostas da campanha é que no ano de 2020, sejam totalmente eliminadas as maiores fontes de plástico no mar, os microplásticos de cosméticos e as embalagens descartáveis.

Juntamente com a Indonésia, nove países já se uniram à campanha, sendo que essa se comprometeu a reduzir em 70% o plástico lançado no mar em 2015; o Uruguai introduzirá um imposto sobe os sacos plásticos e a Costa Rica melhorará o gerenciamento de resíduos e a educação para reduzir o uso de sacolas.

Segundo a ONU, o plástico representa quase 80% do lixo nos oceanos e causa prejuízos no valor de US$ 8 bilhões nos ecossistemas marinhos. Assim, se o aumento desses resíduos se mantiver no ritmo atual, até em 2050 haverá mais plástico do que peixes no mar.

#ONU #Resíduos #Oceanos

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo