top of page

Jardins flutuantes instalados em canal de Nova York



O escritório de design urbano Balmori Associados como parceiro em um movimento que trabalha em ações que envolvem a comunidade em iniciativas de conscientização e novas tecnologias criou jardins flutuantes que ajudam a reter a poluição do recurso hídrico no canal de Gowanus, um dos mais poluídos de Nova York, a fim de mudar essa situação.

A estrutura feita a partir de um tubo de metal – mesmo material que transporta o esgoto até o canal – chamada GrowOnUs, age como uma esponja de poluição, limpando a água, ao mesmo tempo em que proporciona espaço para abrigar espécies selvagens nos arredores da cidade, transformando-se em pequenos jardins. Mais de 30 espécies de plantas que ajudam a melhorar a qualidade da água naturalmente foram selecionadas para serem plantadas em 54 tubos para esse projeto. Os tubos são equipados com materiais flutuantes que auxiliam também no processo de limpeza hídrica, como fibras de coco, bambu, micélio e fibras de plástico reciclado.

Com objetivo de avaliar o desempenho e estudar sua eficiência para que no futuro essas estruturas também sirvam como opções para a produção de alimentos, o projeto está funcionando como um teste. Sendo assim, a rega das plantas é um experimento, em alguns tubos elas são alimentadas com a própria água do canal, em outros pelo aproveitamento da água da chuva e também por um sistema de evaporação que ajuda a dessalinizar a água salobra do canal.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page