top of page

Vazamento em duto de gasolina é contido em MG



Na semana anterior, uma operação de emergência foi realizada sob orientação da Unidade Avançada do Ibama em Uberlândia para conter o vazamento de gasolina no poliduto OSBRA na zona rural de Araporã, Minas Gerais. O duto que tem capacidade para transportar até 1,2 milhão de litros por hora é responsável pelo abastecimento de Brasília.

A causa do derramamento, segunda a Polícia Militar (PM) local, foi uma tentativa de furto do combustível e está sob investigação da Polícia Federal (PF). Com duração de cerca de 12 horas, o vazamento atingiu 3,5 hectares de uma vereda até ser contido. O duto foi reparado e na última quinta-feira, 9, sua operação foi retomada normalmente pela manhã. O Plano de Emergência aprovado pelo Ibama no Licenciamento Ambiental do poliduto foi colocado em prática por cerca de 100 profissionais a fim de estancar o vazamento.

Após realizadas as operações previstas no Plano, entre elas, o lançamento de barreiras para evitar a dispersão do combustível para os rios, o monitoramento da qualidade da água superficial e subsuperficial imediato e a sucção do combustível misturado com água, não verificou-se a presença de gasolina na água e a Petrobras Transporte S.A. (Transpetro), empresa responsável pelo duto, foi notificada pelo Ibama para que realize o isolamento territorial da vereda, apresentando plano de remediação da área e monitorando de forma intensiva a qualidade da água no local.

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page