Vulnerabilidade climática é discutida em Brasília



Na última quinta-feira, foi realizado em Brasília - DF a mesa de debate Comparação de Metodologias de análise de impactos e vulnerabilidade à Mudança do Clima, onde o secretário substituto de Mudança do Clima e Florestas do MMA, Adriano Santhiago informou que o Ministério do Meio Ambiente (MMA) fará uma identificação municípios prioritários para receber um mapeamento do índice de vulnerabilidade de acordo com o previsto no Plano Nacional de Adaptação à Mudança do Clima.

O debate ocorreu com o objetivo de comparar as metodologias de análise de impactos e vulnerabilidade à mudança do clima no Brasil a fim de definir medidas a serem aplicadas futuramente nos estudos de vulnerabilidade. A analista ambiental Mariana Egler, do MMA explica que desde o início do processo de elaboração do Plano Nacional de Adaptação que foi instituído em 10 de maio de 2016 por meio da Portaria nº 150, foi observado que não havia marco conceitual no Brasil que pudesse orientar e apoiar os gestores na compreensão do conceito de vulnerabilidade em relação ao clima.

O engajamento com a comunidade científica para viabilizar estudos aplicados e a formulação de subsídios à formulação de políticas públicas foi provocado devido a este não conhecimento de tal conceito. Foi afirmado pela gerente de projetos do Departamento de Políticas em Mudança do Clima, Karen Cope que atualmente o Brasil é pioneiro na formulação de um conhecimento de ponta, compatível e elogiado no cenário internacional.

#MinistrodoMeioAmbiente #MudançaClimatica #Brasília #MMA

10 visualizações

E-mail          contato@trilhoambiental.org

 

Telefones     +55  (31)  3221-6040 

                             

                             (31)  3245-8941

  • Linkedin da Trilho Ambiental
  • YouTube da Trilho Ambiental

Trilho Ambiental Ltda.

CNPJ 24.813.614/000.1-50

Rua José Pedro Drumond, n 204

 

Bairro Floresta, Belo Horizonte/MG 

CEP 30150-140

Mapa do Site:
Mapa do Brasil
Todos os direitos reservados à Trilho Ambiental Ltda.