top of page

Área intacta mundial caiu mais de 7%



Segundo um estudo publicado na última sexta-feira, pela revista científica Science Advances, a área intacta da paisagem florestal mundial, sem nenhum sinal de atividade humana, caiu 7,2% de 2000 a 2013. Mais da metade da diminuição desta paisagem se concentrou apenas em três países: Rússia com 179 mil km2 de perda, Brasil com 157 mil km2 e Canadá com 142 mil km2.

Conforme os especialistas, foram perdidos 919 mil km2 de terrenos formados por mosaicos de ecossistemas florestais e carentes de árvores de forma natural. As regiões tropicais foram responsáveis por 60% da redução total da área intacta de paisagem florestal, enquanto 21% dessa perda são causadas nas regiões boreais e 19% restante no norte das florestas boreais de Eurásia e da América do Norte.

As principais causas desse fenômeno foram a extração de madeira em 37% das ocasiões, a expansão agrícola em mais de 27%, os incêndios florestais em 21%. Os outros 15% são divididos entre a fragmentação para rotas mineiras, extração de petróleo, gasoduto, linhas elétricas e expansão da rede de estradas.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page