top of page

Setor agropecuário é responsável por grande parte das emissões de gases do efeito estufa no Brasil



Segundo balanço divulgado pelo Observatório do Clima, o setor agropecuário é responsável por 69% das emissões de gases do efeito estufa no Brasil. Estão incluídos nesse percentual os poluentes decorrentes do processo digestivo dos rebanhos, o uso de fertilizantes e o desmatamento para abertura de novas áreas para a atividade econômica.

O setor de transportes é o segundo maior emissor de gases, com 11% do total, em seguida vem a indústria (em especial a metalurgia), com 9% e a produção de energia, incluídos a geração de energia e fabricação de combustíveis, com 7%.

Em 2015, as emissões brutas do país chegaram a 1,927 bilhão de toneladas de CO2, 3,5% mais do que o 1,861 bilhão de toneladas registrado em 2014. Os números são do Sistema de Estimativa de Emissão de Gases de Efeito Estufa (Seeg) do Observatório do Clima.

As atividades agrícolas e criação de gado, totalizaram 1,3 bilhão de toneladas de CO2 em 2015 e, 33% das emissões estão concentradas o Centro-Oeste. Em seguida, vem o Sul, com 20 % do lançamento de poluentes do setor e o Sudeste, com 19%. O estado com maior percentual de poluição desse tipo é o Mato Grosso (12%), seguido por Minas Gerais (11%) e Rio Grande do Sul (11%).

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page