Projeto de Mineração S11D recebe Licença de Operação do IBAMA



Foi assinado na última sexta-feira, dia 09/12/2016, pela presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA, Sra. Suely Araújo, a Licença de Operação do Projeto Carajás S11D, da empresa Vale, onde está prevista a produção de até 90 milhões de toneladas de minério de ferro por ano.

A LO n° 1361/2016, que autorizada a empresa Vale a operar o empreendimento, inclui mina para extração de minério de ferro, usina de beneficiamento, acessos, pilhas de estéril, diques e demais estruturas auxiliares no Corpo D da Serra Sul, na Floresta Nacional de Carajás, localizada no município de Canaã dos Carajás, no Estado do Pará.

O Projeto Carajás S11D não contempla barragens de rejeitos, o que se deve à combinação da qualidade do minério a ser lavrado com a tecnologia de beneficiamento proposta durante a análise de viabilidade ambiental do empreendimento. O beneficiamento do minério ocorrerá sem a necessidade de adição de água, tornando desnecessário o estabelecimento de barragens de rejeito.

Além disso, o projeto adotou outras tecnologias e, a gestão do empreendimento continuará sendo realizada durante a fase de operação, com a necessidade de aplicação dos programas previstos no Projeto Básico Ambiental (PBA), o qual tem o objetivo de controlar, mitigar e compensar os impactos ambientais gerados.

#S11D #Mineração #IBAMA #MeioAmbiente

8 visualizações0 comentário