• Dantte Saliba

Mosaico do Jalapão é criado



Foi publicada pelo ministro do Meio Ambiente, Sr. Sarney Filho, na última sexta-feira, dia 30/09/2016 a Portaria que cria o Mosaico do Jalapão, a qual abrange uma área de quase três milhões de hectares, incluindo unidades de conservação nos estados de Tocantins e Bahia.

O mosaico é um instrumento de gestão integrada e participativa e tem a finalidade de ampliar as ações de proteção para além dos limites das unidades de conservação, visando compatibilizar a presença da biodiversidade e o desenvolvimento sustentável no contexto regional. Com o Jalapão. O Brasil passa a ter 15 (quinze) mosaicos reconhecidos oficialmente.

Segundo o secretário de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Sr. José Pedro de Oliveira, a figura do mosaico abrange unidades próximas, justas ou sobrepostas, pertencentes a diferentes esferas de governo ou de gestão particular. No caso do Jalapão, três unidades de conservação são geridas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), duas pelo Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema), duas pelo Instituto Natureza de Tocantins (Naturatins). Existe ainda uma unidade do município de São Félix do Tocantins e outra sob gestão privada, que é a Reserva Particular do Patrimônio Natural Catedral do Jalapão.


0 visualização

E-mail          contato@trilhoambiental.org

 

Telefones     +55  (31)  3221-6040 

                             

                             (31)  3245-8941

  • Linkedin da Trilho Ambiental
  • YouTube da Trilho Ambiental

Rua José Pedro Drumond, n 204

 

Bairro Floresta, Belo Horizonte/MG 

CEP 30150-140

Mapa do Site:
Mapa do Brasil
Todos os direitos reservados à Trilho Ambiental Ltda.