05 passos básicos para obter uma certificação ambiental




Conforme D’Isep (2004) “a certificação é um instrumento de comunicação, embasado numa linguagem internacional pela padronização, que dá acesso aos consumidores e empresas à política e ao desempenho ambiental da empresa certificada”.


Dentro de um escopo abrangente de certificações, existem as certificações ambientais, que surgiram a partir da necessidade de firmar os produtos e serviços que possuem um diferencial produtivo relacionado a qualidade ambiental.


Essas certificações são concedidas às empresas que atendem, além da legislação ambiental, procedimentos exigidos pelo órgão certificador. Para alcançar uma certificação a empresa deve adotar e seguir normas no seu processo produtivo ou serviço na sua respectiva área de atuação.


Após adequar seus padrões com a norma, a empresa solicita a auditoria externa, que é realizada por profissionais que pertencem à organização certificadora, acreditadas para conceder a certificação.


Seguem abaixo, 5 passos básicos para a obtenção de uma certificação ambiental:


Passo 1: Adquirir a norma


O primeiro passo para iniciar um processo de certificação é ler sua documentação. Após escolher qual é mais interessante para seu nicho de negócio e para o mercado que deseja alcançar, é preciso adquirir a norma em sua íntegra.


Passo 2: Levantar informações


Depois de estar bem familiarizado com as regas e procedimentos exigidos, entre em contato com um certificador e informe-se sobre o tempo e os investimentos necessários para as auditorias de certificação ou testes de ensaio, no caso de produtos, ou provas, no caso de habilidades profissionais. Se sentir necessidade, contrate treinamentos específicos para preparar-se para o processo.


Passo 3: Pré-auditoria


Em geral, o certificador inclui em suas taxas algumas horas de consultoria e apoio a quem quer se certificar. Também é comum, no caso de sistema de gestão, agendar uma pré-auditoria para avaliar o grau de preparação da empresa para o processo final.


Passo 4: Auditoria


Uma vez realizada a auditoria de certificação, ou teste, ou a prova, o relatório é revisado de forma independente para a emissão do certificado. Neste documento, constará qual processo exatamente foi cumprido e que tipo de certificação foi realizada. Dentro de uma mesma norma, há variações segundo a abrangência e características do que vai ser testado.


Passo 5: Manutenção


Obtido um Certificado de Gestão, um auditor vai visitar a empresa regularmente, para facilitar a renovação do documento após a expiração de sua validade, que em geral varia de três a cinco anos. Produtos podem sofrer testes ocasionais, com amostras retiradas diretamente em pontos de venda e até ensaios por lotes. Profissionais certificados precisam acompanhar os avanços em sua área e realizar novas provas, caso fiquem desatualizados.


Quer saber mais sobre Gestão Ambiental e Sustentabilidade? Clique AQUI para falar com a nossa Consultoria Ambiental!



26 visualizações0 comentário