05 passos básicos para obter uma certificação ambiental

Conforme D’Isep (2004) “a certificação é um instrumento de comunicação, embasado numa linguagem internacional pela padronização, que dá acesso aos consumidores e empresas à política e ao desempenho ambiental da empresa certificada”.
Dentro de um escopo abrangente de certificações, existem as certificações ambientais, que surgiram a partir da necessidade de firmar os produtos e serviços que possuem um diferencial produtivo relacionado a qualidade ambiental.
Essas certificações são concedidas às empresas que atendem, além da legislação ambiental, procedimentos exigidos pelo órgão certificador. Para alcançar uma certificação a empresa deve adotar e seguir normas no seu processo produtivo ou serviço na sua respectiva área de atuação.
Após adequar seus padrões com a norma, a empresa solicita a auditoria externa, que é realizada por profissionais que pertencem à organização certificadora, acreditadas para conceder a certificação.
Seguem abaixo, 5 passos básicos para a obtenção de uma certificação ambiental:
Passo 1: Adquirir a norma
O primeiro passo para iniciar um processo de certificação é ler sua documentação. Após escolher qual é mais interessante para seu nicho de negócio e para o mercado que deseja alcançar, é preciso adquirir a norma em sua íntegra.
Passo 2: Levantar informações
Depois de estar bem familiarizado com as regas e procedimentos exigidos, entre em contato com um certificador e informe-se sobre o tempo e os investimentos necessários para as auditorias de certificação ou testes de ensaio, no caso de produtos, ou provas, no caso de habilidades profissionais. Se sentir necessidade, contrate treinamentos específicos para preparar-se para o processo.
Passo 3: Pré-auditoria
Em geral, o certificador inclui em suas taxas algumas horas de consultoria e apoio a quem quer se certificar. Também é comum, no caso de sistema de gestão, agendar uma pré-auditoria para avaliar o grau de preparação da empresa para o processo final.
Passo 4: Auditoria
Uma vez realizada a auditoria de certificação, ou teste, ou a prova, o relatório é revisado de forma independente para a emissão do certificado. Neste documento, constará qual processo exatamente foi cumprido e que tipo de certificação foi realizada. Dentro de uma mesma norma, há variações segundo a abrangência e características do que vai ser testado.
Passo 5: Manutenção
Obtido um Certificado de Gestão, um auditor vai visitar a empresa regularmente, para facilitar a renovação do documento após a expiração de sua validade, que em geral varia de três a cinco anos. Produtos podem sofrer testes ocasionais, com amostras retiradas diretamente em pontos de venda e até ensaios por lotes. Profissionais certificados precisam acompanhar os avanços em sua área e realizar novas provas, caso fiquem desatualizados.
Quer saber mais sobre Gestão Ambiental e Sustentabilidade? Clique AQUI para falar com a nossa Consultoria Ambiental!