• Dantte Saliba

Suécia lidera gestão de resíduos sólidos urbanos no mundo



A Suécia é referência em reciclagem no mundo, com cerca de 9,3 milhões de pessoas, o país é responsável por reciclar 1,5 bilhão de garrafas e latas por ano, sendo que a média de resíduo produzido pelos suecos é 461 kg anualmente e menos de 1% dessa quantidade é destinada a aterros sanitários.

Parte dessa reciclagem é feita através do programa resíduo-para-energia, que consiste na queima do lixo em 32 instalações de incineração de resíduos para produzir energia elétrica, reduzindo toxinas que em aterros sanitários contaminariam o solo. Todo o gerenciamento do resíduo gerado é feito pelos próprios cidadãos, que pagam a taxa de recolhimento do lixo proporcional à quantidade gerada, ou seja, quanto mais lixo gerado, maior a taxa. Quando o resíduo orgânico não está de acordo com as especificações fornecidas pelo governo, ele não é recolhido.

Devido a esse rigoroso sistema de coleta e engajamento da população em reduzir a quantidade de resíduo gerada, a quantidade de levada às usinas, que corresponde a cerca de 50% do lixo produzido pelos suecos, é insuficiente para o pleno funcionamento das instalações, fazendo com que a Suécia importe de outros países europeus como Reino Unido, Noruega, Irlanda e Itália cerca de 700 mil toneladas de resíduos para garantir que a energia elétrica continue sendo gerada.

#Suécia #Incineração #ResíduosSólidos #Lixo

0 visualização

E-mail          contato@trilhoambiental.org

 

Telefones     +55  (31)  3221-6040 

                             

                             (31)  3245-8941

  • Linkedin da Trilho Ambiental
  • YouTube da Trilho Ambiental

Rua José Pedro Drumond, n 204

 

Bairro Floresta, Belo Horizonte/MG 

CEP 30150-140

Mapa do Site:
Mapa do Brasil
Todos os direitos reservados à Trilho Ambiental Ltda.