top of page
Mulher em duvida sobre a necessidade de outorga

Porque a necessidade da Outorga 

A outorga é um instrumento, através do qual o poder público autoriza o usuário a fazer uso dos recursos hídricos. Através da outorga o Estado exerce, o controle de uso das águas entre diversos usuários, para que se mantenha a qualidade e quantidade de água para todos.

As ações de diferentes setores da indústria, agropecuária e até mesmo da população afetam as condições da água para todos, por mais que eles pareçam estar distantes. Essas ações podem gerar grandes conflitos de uso.

Temos por exemplo a agropecuária que necessita de grande quantidade de água para irrigação de culturas e dessedentação de animais. O setor industrial que necessita ter segurança para dispor da água com facilidade para a empresa funcione e seja produtiva. Também temos a população que precisa de água para seu dia-a-dia. Esses setores não estão isolados, eles se encontram em diferentes pontos da Bacia Hidrográfica e se conectam.

Se a agricultura por exemplo, retirar uma grande quantidade de água de um corpo d’água, pode afetar a disponibilidade de água para o setor industrial. Se a indústria despejar resíduos no corpo hídrico, pode alterar as características e a qualidade da água, afetando assim a disponibilidade para abastecimento público. E essa problemática se estende a outros usos que são feitos da água e que também se encontram ao longo da Bacia Hidrográfica.

A Política Nacional dos Recursos Hídricos – Lei Federal nº 9.433/1997 – conhecida como Lei das Águas, determina os órgãos responsáveis e os instrumentos legais para gestão dos recursos hídricos. Entre esses instrumentos está a exigência da outorga. A outorga é uma autorização necessária para quem precisa utilizar a água captada diretamente nos corpos d’água.

Para conseguir a outorga é preciso cumprir várias exigências e condições que buscam garantir a qualidade e o controle na utilização das águas. Essas exigências são definidas a partir de uma avaliação de cada bacia hidrográfica. Para definir as exigências é levado em conta a disponibilidade hídrica da bacia e as demandas por água.

Disponibilidade hídrica é o levantamento do volume de água disponível, e como ele está distribuído. Demanda por água são as necessidades de utilização de cada região.

Quem deve solicitar a outorga

A outorga deve ser solicitada por pessoas ou empresas que façam uso da água dos rios ou reservatórios, ou que lancem resíduos – inclusive as empresas de abastecimento e saneamento, que perfuram poços para extração de água, que realizem obras que alterem a quantidade ou a qualidade do corpo hídrico. Como barragens, reservatórios ou desvios de rios ou que realizem atividades como piscicultura em tanques-redes.

Quem concede a outorga

A competência de concessão da outorga depende da localização e da natureza da bacia ou do corpo d’água. A outorga é emitida pelos Estados, nos casos de águas subterrâneas, rios, lagos, reservatórios e açudes, que tenham sua nascente e sua foz dentro do território de cada estado. São de domínio da união rios e lagos que fazem divisa entre outros estados e outros países, e as águas armazenadas em reservatórios ou açudes construídos ou administrados pelo poder federal. Nesses casos a outorga é emitida pela Agência Nacional das Águas (ANA). 

Gostou? 
Veja outros materiais que escrevemos sobre Outorga de Recursos Hídricos.
Imagem de agua outorgavel
Fotos dos Tipos de Outoga superfical
Tipos de Outorga Subterrânea
bottom of page