top of page

A importância de uma consultoria ambiental

    Independentemente do ramo de atuação de um empreendimento, todas as atividades de seu processo produtivo causam impactos ecológicos e sociais ao seu redor. Desse modo, seu gestor precisa fazer um diagnóstico dessa situação para encontrar soluções ecologicamente corretas.

    A ordenamento jurídico ambiental brasileiro é extenso e rigido, portanto,  esse profissional precisa ter muita atenção e cuidado em sua rotina de trabalho. Infelizmente, alguns não dão a devida importância para esse assunto e acabam desrespeitando essas leis, algo que deve ser evitado a todo custo.

Ao contratar uma consultoria ambiental, é possível acompanhar as atualizações das normas vigentes e prestar um serviço de qualidade e sustentável.

Conheça seus benefícios

    O mercado consumidor é muito exigente e simples detalhes podem fazer a diferença para que a sua marca ganhe mais visibilidade e clientes. Com uma consultoria ambiental, seu empreendimento mostra que está preocupado com a preservação dos recursos naturais.

 

    Assim, é possível ter os seguintes benefícios para sua gestão:

 

  • evitar o pagamento de multas;

  • promover a sustentabilidade;

  • conscientizar sua equipe de trabalho;

  • respeitar as leis ambientais;

  • ganhar credibilidade no mercado.

 

    Além disso, há a possibilidade de prestação de vários serviços. Veja alguns deles abaixo.

Licenciamento Ambiental

    O Governo Federal controla as atividades potencialmente poluidoras com a Lei 6938/81. Por isso, todos os empreendimentos que se enquadram em suas exigências precisam de um licenciamento ambiental para funcionarem.

 

    Com uma consultoria ambiental, todos os procedimentos necessários ocorrem com rapidez e excelência.

Programa de Recebimento e Controle de Efluentes Não Domésticos - PRECEND

    O PRECEND é um programa da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA) que tem o objetivo de controlar e adequar o lançamento de efluentes não domésticos na rede pública.

    O material coletado precisa atender às exigências da Norma Técnica T.187/5 e, apenas ao trabalhar com uma equipe especializada no assunto, é possível atendê-las de maneira eficiente.

Programa de Recuperação de Áreas Degradadas - PRAD

    Quando uma área está degradada ambientalmente, é preciso criar um plano estratégico para trazê-la de volta ao seu estado natural. Assim, o Programa de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD) representa um conjunto de medidas técnicas que viabilizam esse objetivo.

 

    Por isso, cria-se um cronograma de medidas que leva em consideração a previsão de custos e todas as informações pedidas pelos órgãos ambientais.

Cadastro Ambiental Rural - CAR

    O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um registro eletrônico para imóveis rurais. Com ele, o governo pode controlar e monitorar o desmatamento florestal.

 

    Por ser obrigatório, todos os imóveis rurais devem tê-lo, por isso, não perca mais tempo e contrate um profissionais especializados nesse assunto.

Outorga de recursos hídricos

    A outorga de recursos hídricos é um instrumento legal que assegura ao usuário o direito de usar recursos hídricos sem que ele tenha sua propriedade.

 

    Em outras palavras, por exemplo, se você quer utilizar a água do rio que passa em sua propriedade para um fim qualquer, é necessário obter uma autorização. Portanto, nesses casos, todos os critérios devem ser respeitados e uma consultoria ambiental pode auxiliá-lo na obtenção de sua outorga e para trilhar um caminho sustentável.

Plano de gerenciamento de resíduos sólidos

    A Lei 12.305/10 estipula a responsabilidades do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos para o poder público, pessoa jurídica e pessoa física. Assim, um empreendimento deve atendê-las e praticá-las sempre que necessário.

 

    A sustentabilidade é tema muito atual e deve ser praticada em todos os momentos de nossas vidas. Com uma consultoria ambiental, um empresário pode alcançar seus objetivos, respeitando às leis ambientais, ganhando credibilidade no mercado e caminhando em uma direção sustentável.  

 

    Agora, curta a nossa página do Facebook e acompanhe os nossos lançamentos!

Consultoria Ambiental Trilho Ambiental
Gostou? 
Veja outros materiais que escrevemos sobre consultoria ambiental. 
Diferenca entre consultor e consultoria ambiental
Como aumentar o lucro do seu negócio atraves de uma consultoria ambiental
Tecnico ou consultoria ambiental
bottom of page